Balão de ensaio

Todo dia, integrantes da equipe do governo interino dão uma declaração bombástica, desmentida horas depois, ou por eles mesmos, ou pelo presidente em exercício, Michel Temer. Noves fora o patrulhamento da mídia – como esta coluna já alertara, carente de votos, o governo fica presa fácil a pressões – o que os ministros estão fazendo é lançar balões de ensaio, testando a reação a propostas que vão do fim da nomeação do primeiro colocado na lista para procurador-geral até o desmonte do SUS. Os desmentidos são rápidos, mas sempre um tanto nebulosos, abusando da tática de colocar o bode na sala para conseguir tornar palatáveis medidas que nenhum governo eleito pelo voto popular teria coragem de fazer.

Suspensa greve na Transpetro

Em audiência de conciliação nesta terça, entre a Transpetro e dirigentes do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), foi assegurada a cláusula de garantia do emprego por dois anos para os marítimos da empresa.

Também ficou assegurado que será realizado um estudo para a adoção do regime um por um (um período embarcado para um período em repouso), a ser concluído em até 120 dias, a partir da assinatura do Acordo Coletivo de trabalho (ACT). A greve fica suspensa até a assinatura do ACT.

A paralisação dos 2,2 mil marítimos da Transpetro teve início no último sábado, atingindo a totalidade da frota da empresa (mais de 50 navios). A força de trabalho da Transpetro representa 18% de toda a categoria no Brasil.

O movimento tem o apoio da Federação Internacional do Transporte (ITF). O Sindmar, que representa os marítimos, não está associado a nenhuma central sindical.

Deflação virtual

O comércio eletrônico continua sendo a salvação para quem busca fugir da alta dos preços. Em abril, o Índice Fipe/Buscapé teve aumento de apenas 0,11% – um terço da alta do IGP-M. Em 63 meses em que o indicador da internet é calculado, houve queda em 46 meses.

Em Cannes

Sônia Braga, elogiada pelos críticos, está cotada para ganhar o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. Mais destaque ganhou ela quando denunciou, junto com a equipe do filme Aquarius, que concorre à Palma de Ouro, que a destituição de Dilma Rousseff foi um golpe.

Nos EUA

Thomas Palley, que foi economista-chefe da US–China Economic and Security Review Commission e atualmente está na New America Foundation lidera uma campanha na internet denunciando o golpe no Brasil.

Limpeza

A alemã Nero AG lançou este mês a versão para Android do Nero TuneItUp, para limpeza de smartphones com um único toque em tela – e sem a chateação da publicidade que costuma acompanhar APPs gratuitos. Promete não só liberar espaço no aparelho, mas também uma melhoria substancial em performance e otimização no tempo de uso da bateria.

Ingerência

O ministro interino de Relações Exteriores do Brasil, José Serra, escreveu carta desancando o Governo de El Salvador por considerar que houve ingerência externa por parte de Sánchez Cerén, presidente daquele país, ao não reconhecer Michel Temer sequer como interino. Esquece Serra que o presidente do partido dele, senador Aécio Neves (PSDB-MG), viajou até a Venezuela para interferir nos assuntos internos do país vizinho e foi posto para correr pelo povo de lá.

Rápidas

A Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) elegeu Gilson de Oliveira Carvalho, CEO da Fiat Chrysler Finanças, como presidente para o triênio 2016–2019. Ele substitui Décio Carbonari, presidente do Banco Volkswagen *** O Ibracon/SP vai realizar nesta quinta um curso de auditorias de grupos, utilização do trabalho da auditoria interna e o de especialistas. Informações: [email protected] *** A Semana Francesa, que reúne uma série de atrações culturais, gastronômicas e educacionais em São Paulo, será realizada de 10 a 20 de junho. A iniciativa, idealizada pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), chega a sua quinta edição. Entre os destaques estão o Ateliê Cultural gratuito sobre a vida e a obra de Alberto Camus, no dia 11 *** A KPMG recepciona os seminários da agência Luxembourg for Finance (LFF) a serem realizados no Brasil em 31 de maio e 1 de junho. O objetivo é apresentar o que o mercado de Luxemburgo tem a oferecer como uma plataforma estratégica na Europa. Os eventos serão realizados em São Paulo e Rio de Janeiro. Informações: (11) 3055-4700 ou (21) 2548-7070 *** O Curso de Turismo da Unisuam, a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e o Cieth lançam nesta quarta o projeto Conheça o Rio a Pé. Segundo Bayard Boiteux, coordenador do projeto, o objetivo é oferecer caminhadas gratuitas na companhia de guias de turismo. O primeiro passeio será pelo Centro, saindo das escadarias do Teatro Municipal às 13h30.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da LGPD também deve frear a oferta de crédito a quem não pode pagar.

Mercado de fertilizantes especiais cresce 41,8% em 2020

Neste ano, a expectativa é de que o setor obtenha uma nova elevação de 24%.

Consumo nos setores de turismo e diversão cresce em junho no Rio

O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio, de acordo com a...

População de países emergentes fica ainda mais pobre

Perda de renda foi 2x maior que nas nações ricas.

Pagamento indevidos: TCU encontra 11% de inconsistências no INSS

‘Falhas afetam a confiabilidade do banco de dados’ de benefícios previdenciários.