A defesa da política econômica – incluindo a conservadora queda de juros em 1,5 pontos percentuais – feita pelo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Marcílio Marques Moreira, foi criticada pelo presidente da Sociedade dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), Ênio Bittencourt. “O presidente da ACRJ é um homem teórico. Não entende nada da prática do comércio. Só quem vive o dia-a-dia pode falar. Os juros, principalmente os juros bancários, estão um absurdo e as vendas não melhoram. Pelo contrário, estão caindo a cada mês. Não precisa ser nenhum economista para verificar isso”, comentou.
Parte dos lucros
Os bancários querem 21,58% de reajuste, resíduo inflacionário e produtividade calculados pelo Dieese, 25% do lucro bruto como Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Essas são as principais propostas da categoria na campanha salarial deste ano, cuja data-base é 1 de setembro. Hoje os bancários entregam à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo, a Minuta Mínima Unificada – que valerá também para os trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. O presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Vagner Freitas, espera uma campanha vitoriosa este ano: “Com a unificação das mesas de negociação, nós teremos mais 140 mil bancários nesta campanha.”
Sem-armas
Projeto de lei do governo, que será enviado à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) quando terminar o recesso, no dia 4 de agosto, pretende fixar em 150% a alíquota de ICMS para a venda de armas de fogo no estado. A medida, segundo a governadora Rosinha Garotinho, visa coibir a venda de armas no estado.
Plantando empregos
Dezesseis mil empregos diretos já foram criados após a implantação do Frutificar, programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que incentiva cultivo de lavouras de frutas irrigadas. Até agora foram plantados 4 mil hectares e a Secretaria estadual de Agricultura espera atingir 10 mil hectares em quatro anos. O programa será estendido a Cachoeiras de Macacu, na região das Baixadas Litorâneas, município que possui cerca de 2 mil propriedades rurais e é o maior produtor fluminense de goiabas. Com juros de 2% ao ano, sem correção monetária, avalista e hipoteca da terra, além de oito anos de prazo para pagamento e carência de até dois anos, o Frutificar ainda permite que os agricultores só comecem a pagar a prestação do empréstimo após colher a primeira safra.
McFirjan
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) aderiu à campanha Mc Dia Feliz que mobiliza o país para ajudar as crianças com câncer. A federação vai apadrinhar a lanchonete do McDonald”s localizada no segundo piso do Barra Shopping. Serão diversas atrações, no dia 16 de agosto, com animadores, palhaços e contadores de histórias. Toda a renda arrecadada com a venda do Big Mac, carro-chefe da rede norte-americana, será revertida para a Casa Ronald McDonald, que apóia o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Inovação
A política de Ciência e Tencologia do governo Lula será o tema da palestra que o ministro Roberto Amaral faz amanhã na Câmara de Comércio Americano (Amcham-Rio), no tradicional almoço do presidente. Amaral apresentará as novidades que vem adotando para que os empresários tenham melhores meios para investir em inovação. A Amcham fica na Av. Rio Branco, 125/21° andar.
Ampla
A Associação dos Pilotos da Varig expõe hoje para os membros do Conselho de Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) seu Plano de Reestruturação Ampla para a companhia aérea. A proposta, que será apresentada pelo presidente da Apvar, Marcelo Coelho Branco, passa longe da fusão com a TAM e expô-la na ACRJ não deixa de ser uma vitória dos pilotos na busca por apoio. Será às 16h., na Rua da Candelaria 9/ 12° andar (auditório).