Banco do réus

O presidente do Instituto Brasileiro de Direito Bancário (IBDB), o advogado Joaquim Palhares, defendeu a criação de um Tribunal Social Internacional. O organismo teria por objetivo julgar os programas econômicos e sociais impostos aos países do Terceiro Mundo por organismos como FMI e Organização Mundial de Comércio (OMC), e que resultam, como destaca Palhares, em “autênticos genocídios”. A proposta foi defendida no Fórum Social de Gênova, evento paralelo e alternativo ao encontro do G-8, que se realiza na mesma cidade italiana. A proposta mereceu destaque no jornal italiano Il Manifesto, que acompanha o fórum. Palhares anunciou que um ensaio do tribunal será feito no Brasil, em setembro, quando juristas avaliarão o racionamento de energia e o risco de “apagão”, apontados como conseqüência do acordo entre o governo e o FMI.
Popularidade
A defensiva política e ideológica dos seguidores do neoliberalismo chegou a tal ponto que o encontro do G-8 este mês, em Gênova, será realizado em um navio em alto mar, para fugir dos protestos dos militantes antiglobalização. Pelo visto, não bastou o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ameaçar suspender a vigência em território italiano do Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de cidadãos da União Européia em todos os países do bloco, para evitar manifestações contra o G-8.

Sideral
Até o jornal argentino Clarín cantou a pedra: “O governo (brasileiro) está disposto a evitar a alta descontrolada do dólar nem que seja às custas de elevar a taxa de juros a níveis siderais.” Medida que teria tanto efeito quanto usar lança-chamas para conter uma inundação.

Post
Morreu ontem, aos 84 anos de idade, Katharine Graham, que foi presidente e diretora do jornal The Washington Post, um dos mais influentes dos Estados Unidos. Graham passou a controlar o Post depois do suicídio do marido Phil Graham, em 1963. Ela conduziu o jornal através do tumultuado período em que foram divulgados documentos secretos sobre a guerra do Vietnã e o escândalo Watergate, transformando-o em força dominante do jornalismo americano. Graham dirigiu o jornal até 1991, quando passou o cargo a um filho. Ela morreu devido a complicações após uma queda em que feriu a cabeça. Ficou internada em estado grave, depois de ter sido submetida a uma cirurgia.

Dança
A Executiva Nacional do PFL  lançou o nome do  prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, como um possível candidato à Presidência da República. Começam as apostas para saber se até as eleições presidenciais Maia ainda estará no PFL ou, se for eleito para algum posto – o governo do estado não estaria fora de suas perspectivas -, em que partido terminará o mandato. César Maia se elegeu prefeito pelo PTB e ontem assinou a ficha de filiação no PFL. Nos últimos anos o prefeito do Rio já passou pelo PDT, PMDB e PFL, para o qual retorna.

Último tango
A alta dos mercados financeiros, ontem, depois do apoio dos governadores peronistas à proposta de Domingo Cavallo de corte de gastos até a morte não tem explicação econômica, mas os médicos costumam se referir à situação de pacientes em situações semelhantes como a visita da saúde.

Neopaleolítico
Ao negar os pedidos de aumentos de tarifas ao tempo – claro – em que as empresas prestadoras de serviços públicos eram estatais, o ministro Pedro Malan costumava se referir a seus críticos como “Homos indexatus”. Hoje, com 60% da economia usufruindo do privilégio de indexar preços e tarifas ao IGP-M, descobre-se que Malan praticava o que a psicanálise chama de transferência. No entanto, ao propor a dolarização de tarifas e preços, como os de combustíveis e  energia, para começar, Malan passa por nova evolução e transforma-se no “Homos dolarizatus”.

Artigo anteriorCabo nacional
Próximo artigoAté eles
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...