Banco do réus

O presidente do Instituto Brasileiro de Direito Bancário (IBDB), o advogado Joaquim Palhares, defendeu a criação de um Tribunal Social Internacional. O organismo teria por objetivo julgar os programas econômicos e sociais impostos aos países do Terceiro Mundo por organismos como FMI e Organização Mundial de Comércio (OMC), e que resultam, como destaca Palhares, em “autênticos genocídios”. A proposta foi defendida no Fórum Social de Gênova, evento paralelo e alternativo ao encontro do G-8, que se realiza na mesma cidade italiana. A proposta mereceu destaque no jornal italiano Il Manifesto, que acompanha o fórum. Palhares anunciou que um ensaio do tribunal será feito no Brasil, em setembro, quando juristas avaliarão o racionamento de energia e o risco de “apagão”, apontados como conseqüência do acordo entre o governo e o FMI.
Popularidade
A defensiva política e ideológica dos seguidores do neoliberalismo chegou a tal ponto que o encontro do G-8 este mês, em Gênova, será realizado em um navio em alto mar, para fugir dos protestos dos militantes antiglobalização. Pelo visto, não bastou o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ameaçar suspender a vigência em território italiano do Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de cidadãos da União Européia em todos os países do bloco, para evitar manifestações contra o G-8.

Sideral
Até o jornal argentino Clarín cantou a pedra: “O governo (brasileiro) está disposto a evitar a alta descontrolada do dólar nem que seja às custas de elevar a taxa de juros a níveis siderais.” Medida que teria tanto efeito quanto usar lança-chamas para conter uma inundação.

Post
Morreu ontem, aos 84 anos de idade, Katharine Graham, que foi presidente e diretora do jornal The Washington Post, um dos mais influentes dos Estados Unidos. Graham passou a controlar o Post depois do suicídio do marido Phil Graham, em 1963. Ela conduziu o jornal através do tumultuado período em que foram divulgados documentos secretos sobre a guerra do Vietnã e o escândalo Watergate, transformando-o em força dominante do jornalismo americano. Graham dirigiu o jornal até 1991, quando passou o cargo a um filho. Ela morreu devido a complicações após uma queda em que feriu a cabeça. Ficou internada em estado grave, depois de ter sido submetida a uma cirurgia.

Dança
A Executiva Nacional do PFL  lançou o nome do  prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, como um possível candidato à Presidência da República. Começam as apostas para saber se até as eleições presidenciais Maia ainda estará no PFL ou, se for eleito para algum posto – o governo do estado não estaria fora de suas perspectivas -, em que partido terminará o mandato. César Maia se elegeu prefeito pelo PTB e ontem assinou a ficha de filiação no PFL. Nos últimos anos o prefeito do Rio já passou pelo PDT, PMDB e PFL, para o qual retorna.

Último tango
A alta dos mercados financeiros, ontem, depois do apoio dos governadores peronistas à proposta de Domingo Cavallo de corte de gastos até a morte não tem explicação econômica, mas os médicos costumam se referir à situação de pacientes em situações semelhantes como a visita da saúde.

Neopaleolítico
Ao negar os pedidos de aumentos de tarifas ao tempo – claro – em que as empresas prestadoras de serviços públicos eram estatais, o ministro Pedro Malan costumava se referir a seus críticos como “Homos indexatus”. Hoje, com 60% da economia usufruindo do privilégio de indexar preços e tarifas ao IGP-M, descobre-se que Malan praticava o que a psicanálise chama de transferência. No entanto, ao propor a dolarização de tarifas e preços, como os de combustíveis e  energia, para começar, Malan passa por nova evolução e transforma-se no “Homos dolarizatus”.

Artigo anteriorCabo nacional
Próximo artigoAté eles
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Nos EUA, assistência a trabalhadores que ganham pouco custa US$ 107 bi por ano ao governo.

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ANS determina que planos cubram novos remédios, exames e cirurgias

Novos exames e tratamentos passaram a fazer parte da lista obrigatória de assistência, que deverá ser observada a partir de abril.

Ibovespa futuro sobe no momento, mas com muita cautela

No exterior, Bolsas globais recuam em meio a preocupações com a inflação nos EUA.

IPC-S sobe em seis capitais brasileiras em fevereiro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na...

Trava política impede recuperação mais forte

Nesta segunda, mercados aqui foram na mesma direção do exterior em recuperação, mas sem mostrar maior tração. 

Sony deixará de vender áudio e vídeo no Brasil

Multinacional japonesa venderá aqui apenas consoles de games importados.