Banco Mercantil encerra 2024 com lucro de R$ 752 milhões

179
gustavo araújo (foto divulgação banco mercantil)
Gustavo Araújo (foto divulgação Banco Mercantil)

O Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, fechou o ano de 2024 com dois marcos: lucro líquido de R$ 752 milhões – aumento anual de 79%; e a maior participação de mercado em originação de crédito consignado da sua história, alcançando 11,3% de market share. No 4T24, o lucro líquido foi de R$ 205 milhões, representando um crescimento de 36% em relação ao mesmo período em 2023. Esse é o maior desempenho trimestral já registrado na trajetória do banco e o nono trimestre consecutivo de lucro líquido recorde.

O patamar de rentabilidade do Banco Mercantil mantém-se em uma posição privilegiada na indústria, sendo observado na evolução do ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio) ao final de 2024, atingindo 41,3% na visão dos últimos 12 meses.

O resultado financeiro está diretamente ligado ao desempenho no crédito consignado, que continua sendo o principal motor de crescimento da instituição.

“Nossa estratégia visa não apenas trazer o cliente 50+ para o ecossistema do Banco Mercantil, mas oferecer um mix de produtos que atenda toda a sua vida financeira, onde o consignado é fundamental”, destaca Paulino Rodrigues, CFO do Banco Mercantil.

Espaço Publicitáriocnseg

Essa estratégia de crescimento engloba dar atenção ao público 50+, de acordo com o CEO do Banco Mercantil, Gustavo Araújo. “Nossa meta para este ano é fortalecer o engajamento, fidelizar e expandir nossa base de clientes. Com essa abordagem, consolidamos nossa posição de mercado e entregamos mais valor ao nosso público. Buscamos um crescimento sustentável, sempre alinhado à eficiência operacional”, diz o executivo.

A digitalização segue como um dos pilares que vêm impulsionando os resultados do Banco Mercantil. Atualmente, 70% das suas operações de crédito são realizadas pelos canais digitais, que incluem aplicativo e WhatsApp.

A carteira de crédito do banco encerrou o ano com R$ 17,1 bilhões, um aumento de 22% em relação a 2023. O crédito consignado foi responsável por R$ 10,8 bilhões no 4T24, representando 63% do total da carteira. Já a taxa de inadimplência acima de 90 dias manteve-se em queda, atingindo 1,7%, abaixo da média do mercado e com redução de 1,3 ponto percentual em comparação ao mesmo período no ano anterior.

Receita de serviços

As receitas de prestação de serviços – incluindo segmentos como cartões, seguros e assistências – totalizaram R$ 180 milhões no 4T24, um crescimento anual de 19%. Como observado nos trimestres anteriores, há uma redução na representatividade das tarifas nesta receita, com seguros e assistências contribuindo com mais de 65% do total.

Segundo Gustavo Araújo, estes números resultaram, inclusive, do desenvolvimento do projeto Meu +, um portfólio de serviços não financeiros, indo além do que os bancos oferecem ao mercado. “Ele foi pensado para gerar um relacionamento com os clientes, atendendo outras necessidades do público 50+, com serviços em áreas como tecnologia, educação, bem-estar, saúde, odontologia, entre outros”, explica o executivo.

O índice de Basileia encerrou o quarto trimestre em 18,1%, representando um aumento de 1,1 p.p. em relação ao 4T23, com o índice de Capital Nível I em 14,8%. Expansão e eficiência operacional Os números do 4T24 também evidenciam uma mudança no papel das agências tradicionais no contexto da transformação digital.

Entre 2021 e 2024, a base de clientes cresceu de 3,6 milhões para 9 milhões – aumento de quase 150% –, enquanto o número de pontos de atendimento manteve-se estável.

“Os resultados do 4T24 refletem um momento único nos quase 82 anos de história do Banco Mercantil, que coincide com a estratégia de expansão de sua atuação geográfica iniciada em junho, resultando na inauguração de 23 novos pontos de atendimento em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste”, completa Araújo.

A expansão terá continuidade em 2025, prevendo 30 novas unidades já no primeiro trimestre. Em 2024, um dos grandes marcos para o Banco Mercantil foi o leilão do INSS, que definiu os bancos responsáveis pelo pagamento da folha de aposentados entre 2025 e 2029. O Mercantil se destacou ao ficar entre os três primeiros colocados em 22 dos 26 lotes, consolidando seu posicionamento como um dos principais pagadores de benefícios do país.

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com 9 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de 5ª maior pagador de benefícios previdenciários do país.

O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 290 pontos de atendimento distribuídos em quase 250 cidades pelo país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui