Banco Mercantil: lucro líquido de R$ 241 milhões no 1T25

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gustavo araújo (foto divulgação banco mercantil)
Gustavo Araújo (foto divulgação Banco Mercantil)

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira especialista no público 50+, fechou o primeiro trimestre de 2025 (1T25) com lucro líquido de R$ 241 milhões, consolidando um ciclo consistente de dez trimestres consecutivos de resultados recordes, iniciado no final de 2022. Esse valor representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo período de 2024, refletindo a resiliência do modelo de negócios e a eficiência operacional da companhia.

“Mais uma vez, alcançamos um resultado bastante sólido e crescente, mesmo em um cenário desafiador e de complexidades macroeconômicas. Isso é resultado de uma estratégia que sempre foi a marca do banco: a diferenciação de mercado, agora baseada na digitalização, e que busca atender o cliente no canal que for mais simples e conveniente para ele”, diz o CEO do Banco Mercantil, Gustavo Araújo.

O Banco Mercantil também registrou originação de crédito consignado de R$ 4,3 bilhões neste primeiro trimestre, aumento de 78% na comparação com o mesmo período em 2024, alcançando uma participação de mercado de 16,2% no trimestre. Já a carteira de crédito atingiu um total de R$ 19,0 bilhões ao final do trimestre, o que representa uma expansão de 27% em relação ao primeiro trimestre de 2024.

O saldo de funding no 1T25 atingiu R$ 23,7 bilhões, aumento de 36% em relação ao 1T24, sendo 87% desse total originado dos canais próprios do banco, um grande diferencial do modelo de negócios do Banco Mercantil.

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Outro ponto de destaque foi a digitalização das operações de crédito no último trimestre: 78% delas foram realizadas por meio de canais digitais, confirmando o foco da empresa em inovação – sendo este um dos principais pilares de crescimento do banco nos últimos três anos – e na oferta da melhor experiência de atendimento ao cliente.

Além do ambiente, os clientes também vêm sendo atendidos fisicamente, nas 313 lojas distribuídas por quase todo o país. Desde junho de 2024, a companhia vem colocando em prática sua estratégia de expansão para outras capitais brasileiras. Somente em 2025, o Banco Mercantil inaugurou 25 novos pontos de atendimento em 24 novas cidades das regiões Sul e Sudeste.

A taxa de inadimplência acima de 90 dias chegou a 2,2%, representando uma queda de 0,3 pontos percentuais na comparação anual, enquanto o Índice de Basileia encerrou o quarto trimestre em 16,4%, com queda de 0,8 p.p. em relação ao mesmo período em 2024.

“Tivemos a entrada em vigor da Resolução 4966 no início do ano, cujos ajustes impactaram o Índice de Basileia das instituições de maneira geral, o que explica a sua redução. O fundamental é que o Banco Mercantil absorveu os efeitos conforme planejado e segue muito bem capitalizado, bastante acima dos 10,5% mínimos regulatórios, pronto para seguir em sua trajetória de crescimento”, complementa Paulino Rodrigues, CFO e diretor de Relações com Investidores do banco.

Já as receitas de prestação de serviços totalizaram R$ 203 milhões no período, com crescimento de 27% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Seguindo a tendência observada em períodos anteriores, no primeiro trimestre deste ano observou-se novamente uma redução de 12,2 pontos percentuais na representatividade das tarifas na receita de serviços, com seguros e assistências contribuindo com 71,3% do total.

Para Gustavo Araújo, os resultados do trimestre reforçam o posicionamento do Mercantil em um cenário que se mantém em constante transformação. “Encerramos mais um período com avanços consistentes em nossa estratégia e apresentando mais uma série de resultados expressivos, confirmando a solidez do nosso negócio. Temos muita confiança em nossa capacidade de seguir crescendo com a devida atenção às transformações do mercado e às necessidades dos nossos clientes”, conclui.

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