Bancos centrais chinês e europeu prometem cooperação mais estreita

589
Foto de arquivo de 19 de outubro de 2023 mostra o Banco Popular da China, em Beijing, capital da China. (Xinhua/Peng Ziyang)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 13 jun (Xinhua) — Os bancos centrais chinês e europeu prometeram reforçar a cooperação num contexto internacional complexo e volátil.

Pan Gongsheng, governador do Banco Popular da China (BPC), e Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), co-presidiram a primeira reunião anual dos governadores entre o BPC e o BCE em Beijing nesta quarta-feira.

Durante a reunião, eles trocaram opiniões sobre questões como os desenvolvimentos econômicos e financeiros na China e na zona do euro, os desenvolvimentos no sistema monetário internacional e a regulamentação financeira, além de áreas-chave para a cooperação entre as duas instituições.

As duas partes assinaram um memorando de entendimento (MoU) sobre cooperação no campo da banca central, que inclui o estabelecimento de um acordo de reunião em nível de governadores/presidentes e uma estrutura para o intercâmbio regular de informações, diálogo e cooperação técnica entre as duas instituições.

Espaço Publicitáriocnseg

Pan observou que a China continua comprometida em promover o desenvolvimento de alta qualidade por meio de uma abertura de alto padrão e está pronta para reforçar a cooperação com outras economias, incluindo a UE, para enfrentar os desafios globais.

Ele também enfatizou que o BPC manterá uma estreita cooperação com o BCE, fazendo bom uso do acordo de reunião entre governadores/presidentes como uma plataforma fundamental para fortalecer a comunicação de políticas e promover a cooperação entre as duas instituições a um novo nível.

Lagarde disse que é importante que ambas as instituições mantenham a cooperação global, observando que a assinatura do MoU é uma demonstração do diálogo contínuo com o BPC. Fim

Leia também:

Consumo de energia por unidade do PIB na China cai 11,6% em 4 anos
Cinturão e Rota
Consumo de energia por unidade do PIB na China cai 11,6% em 4 anos

Beijing, 9 julho (Xinhua) — O consumo de energia por unidade do PIB da China diminuiu 11,6% nos primeiros quatro anos do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), disse Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, nesta quarta-feira. Essa redução equivale a um corte de 1,1 bilhão de toneladas de emissões de dióxido de […]

Mercado automobilístico da China registra forte crescimento no primeiro semestre
Cinturão e Rota
Mercado automobilístico da China registra forte crescimento no primeiro semestre

Beijing, 10 de julho (Xinhua) — A produção e as vendas de automóveis na China registraram aumentos de dois dígitos no primeiro semestre do ano (S1), um sinal de consumo doméstico vibrante na segunda maior economia do mundo, mostraram dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis nesta quinta-feira. A produção de automóveis do país […]

China e Brasil destacam avanços positivos na cooperação estratégica financeira
Cinturão e Rota
China e Brasil destacam avanços positivos na cooperação estratégica financeira

O presidente do Banco Popular da China (PBOC, sigla em inglês), Pan Gongsheng, reuniu-se no último sábado com o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, destacando os avanços positivos na cooperação estratégica financeira entre China e Brasil.

Inovações impulsionam indústria automotiva da China a novos patamares
Cinturão e Rota
Inovações impulsionam indústria automotiva da China a novos patamares

Beijing, 8 jullho (Xinhua) — Aproveitando as tendências de eletrificação, inteligência e sustentabilidade, as montadoras da China estão inovando para elevar a indústria automotiva do país a novos patamares. Em meio à reformulação da indústria automotiva global, a China conseguiu uma rápida transformação de seguidora de tecnologia para inovadora em apenas duas décadas, de acordo […]

Reservas cambiais da China aumentam em junho
Cinturão e Rota
Reservas cambiais da China aumentam em junho

Beijing, 8 julho (Xinhua) — As reservas cambiais da China totalizaram US$ 3,3174 trilhões ao final de junho de 2025, um aumento de US$ 32,2 bilhões, ou 0,98%, em comparação com o final de maio, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira. Em junho, o índice do dólar americano caiu, enquanto os preços dos ativos financeiros globais […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui