Bancos comerciais chineses têm melhor qualidade de ativos no trimestre

88

Os bancos chineses registraram uma melhor qualidade de ativos no terceiro trimestre.

A maioria dos bancos cotados diminuiu sua taxa de inadimplência, enquanto muitos tiveram alta na taxa de cobertura de provisão, ou fundos disponíveis para cobrir os empréstimos inadimplentes, de acordo com relatórios trimestrais.

O Banco de Agricultura da China (ABC, em inglês), um dos maiores bancos do país, registrou uma queda de 21 bilhões de iuanes (US$ 3,2 bilhões) em empréstimos inadimplentes não pagos em relação ao final do ano passado, enquanto a taxa de inadimplência caiu 0,4 ponto percentual.

A taxa de cobertura de provisão do ABC foi de 194,3% até o final de setembro, 20,9 pontos percentuais mais alta que no final de 2016.

Espaço Publicitáriocnseg

O balanço de empréstimos inadimplentes do China Merchants Bank diminuiu 897 milhões de iuanes, enquanto a taxa de inadimplência caiu 0,21 ponto percentual. A taxa de cobertura de provisão cresceu 55 pontos percentuais para 235%.

Os bancos atribuíram a melhor qualidade de ativos à estabilização da economia, melhor estrutura de crédito e disposição de ativos que não rende juros.

"Enquanto a taxa de inadimplência dos grandes bancos se estabilizou, a tendência não é tão óbvia nos bancos pequenos e médios. Mas os riscos dos bancos cotados estão controláveis no geral", disse Dong Ximiao do Insitituto Chongyang de Estudos Financeiros, subordinado à Universidade Renmin.

O governo fortaleceu os esforços neste ano para corrigir as irregularidades do setor financeiro, tendo como objetivo as atividades de alto risco como o financiamento não incluído no balanço patrimonial.

Apesar da regulamentação mais rigorosa, os grandes bancos registraram rendimentos fortes no terceiro trimestre. O Banco Industrial e Comercial da China, o maior do país em termos de valor do mercado, anunciou um crescimento de 75 bilhões em lucros líquidos no terceiro trimestre, uma alta anual de 3,4%.

 

Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui