Bancos funcionam no dia 24, mas em horário reduzido

No dia do Natal e no 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente; no dia 31, também não há expediente e compensações bancárias não serão efetivadas

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Caixa eletrônico (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Caixa eletrônico (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Com a proximidade das festas de final de ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota, esclarece o funcionamento dos bancos no período. No dia 25 (Natal) em 1º de janeiro (Confraternização Universal), feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo TED. Somente o Pix poderá ser feito normalmente.

No dia 24, os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9 às 11h, horário de Brasília. Já em 26 de dezembro de 2 de janeiro (quinta-feira), os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.

O último dia útil do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será no dia 30 (segunda-feira). No 31 também não há expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária (25 e 31 de dezembro de 1º de janeiro) poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

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“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos” explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via débito direto autorizado (DDA).

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