Bancos multilaterais anunciam ação conjunta sobre clima e desenvolvimento

23
Foto tirada em 11 de abril de 2022 mostra a vista da Nova Área de Pudong em Shanghai, leste da China. (Xinhua/Chen Jianli)
Xinhua - Silk Road
Xinhua – Silk Road

Beijing, 8 dez (Xinhua) — Os bancos multilaterais de desenvolvimento (BMDs), como o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB, em inglês), o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Asiático de Desenvolvimento, anunciaram ações urgentes em resposta às mudanças climáticas.

Em um comunicado conjunto, os BMDs apresentaram ações concretas e urgentes para expandir a escala de financiamento, melhorar os métodos de medição dos resultados climáticos, fortalecer a colaboração em nível nacional, aumentar o financiamento conjunto e mobilizar a participação do setor privado. O anúncio foi feito durante a 28ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai.

“Reconhecer as interligações entre as triplas crises planetárias do clima, da natureza e da poluição, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as metas do Acordo de Paris e o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal requer que todos intensifiquemos nossos esforços com urgência e escala”, diz o comunicado.

“A natureza é a forma mais essencial de infraestrutura neste planeta. Proteger a biodiversidade é essencial na luta da humanidade contra as mudanças climáticas”, disse Jin Liqun, presidente do AIIB e de seu Conselho de Administração. “Assim como a biodiversidade é fortalecida por meio da cooperação simbiótica, o AIIB está trabalhando em conjunto com nossos pares para fornecer soluções personalizadas e orientadas para o país que apoiem o desenvolvimento sustentável de nossos membros diante dos crescentes desafios globais.”

Espaço Publicitáriocnseg

Em 2022, os BMDs comprometeram um total de US$ 61 bilhões em financiamento climático para economias de baixa e média renda, um aumento de 18% em relação a 2021, conforme o comunicado conjunto. Fim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui