Bares e restaurantes geraram mais de 200 mil novas vagas neste ano

Food service impulsiona crescimento de franquias; segundo o IBGE, segmento está entre os que mais contrataram

278
Garçom em restaurante (Foto: Wikipedia/CC)
Garçom em restaurante (Foto: Wikipedia/CC)

Setor de food service impulsiona crescimento de franquias; segundo o IBGE, segmento está entre os que mais contrataram

Segundo dados do Caged alimentação fora do lar foi o segundo setor com mais contratações em termos percentuais, só perdendo para o setor de construção

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na última sexta-feira pelo IBGE, trouxe notícias animadoras para o setor de alimentação fora do lar. Nos primeiros oito meses de 2023, o segmento alojamento e alimentação registrou um impressionante aumento de 243 mil novos postos de trabalho, abrangendo tanto empregos formais quanto informais. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mais de 90% dessas vagas estão concentradas em bares e restaurantes. Portanto, foram criados mais de 200 mil empregos somente no setor.

Comparando com o trimestre anterior (março/abril/maio de 2023), os números são igualmente impressionantes, com a criação de 119 mil novas vagas em alojamento e alimentação. Esse aumento representa uma significativa variação de 2,2% no trimestre encerrado em agosto, tornando-se a quarta maior alta entre todos os setores pesquisados.

Espaço Publicitáriocnseg

O aumento de vagas no setor em relação ao mesmo trimestre (jun/jul/ago) de 2022 foi de 4% em alojamento e alimentação, com um saldo positivo de 213 mil vagas no período. É o terceiro melhor desempenho em termos percentuais entre os setores no período. Quem mais fechou vagas foi agricultura (-5,1%, ou 446 mil postos de trabalho a menos) e construção (-3,5, ou 265 mil vagas perdidas).

Quando analisados somente os empregos formais, o setor de bares e restaurantes também mostrou bom desempenho em agosto. Segundo dados do Caged divulgados ontem, alimentação fora do lar foi o segundo setor com mais contratações em termos percentuais, com 0,83% de aumento no mês. Só perdeu para o setor de construção, com 1,08% de aumento (puxado pelas contratações nas obras de infraestrutura, que subiram 1.60% no mês). Em bares e restaurantes foram criadas mais de 13 mil vagas novas em agosto.

Já o mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento nominal de 12,9% no segundo trimestre de 2023, comparado ao mesmo período em 2022. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento passou de R$ 48,1 bilhões para R$ 54,3 bilhões. É o terceiro trimestre de crescimento consecutivo do setor, que corresponde a cerca de 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.

O segmento com mais destaque nos últimos anos foi o de food service, que abrange todos os estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks. De acordo com a pesquisa mais recente da ABF, o setor tem 18.958 unidades, 8,5% a mais do que o registrado em 2022.

O crescimento no setor de alimentação é beneficiado, principalmente, pelo forte reaquecimento das atividades sociais, retorno com mais frequência do trabalho presencial, abertura de unidades, novos produtos, reformulação e melhorias no cardápio e investimentos em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui