Shenzhen, 17 nov (Xinhua) — A Feira de Alta Tecnologia da China (CHTF, sigla em inglês) viu cientistas chineses revelarem uma bateria recém-desenvolvida que pode funcionar em frio e calor extremos.
Esta bateria de lítio pode funcionar em temperaturas mínimas de até 70 graus Celsius negativos e também pode funcionar em temperaturas de até 80 graus Celsius, de acordo com seu designer Jiang Chunlei, que é do Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen (SIAT, sigla em inglês), sob a Academia Chinesa de Ciências.
O grupo de Jiang projetou um novo material de ânodo composto à base de alumínio e múltiplo eletrólitos usados em diferentes cenários, que é capaz de expandir significativamente a faixa de temperatura operacional da bateria.
A densidade de energia da bateria é 13 a 25 por cento maior do que a das baterias tradicionais de íons de lítio, o que permite prolongar a vida útil da bateria.
Além disso, a bateria apresentou excelente desempenho de carregamento rápido e pode ser totalmente carregado em 20 minutos. Seu custo é 10% a 30% menor do que o das baterias que usam materiais catódicos caros em nanoescala.
A bateria foi testada em um projeto de demonstração de armazenamento distribuído de energia no nordeste da China, disse Jiang.
Espera-se também que esta bateria resolva o problema de redução da vida útil da bateria dos veículos elétricos no inverno rigoroso, de acordo com o SIAT.
A CHTF de cinco dias começou nesta quarta-feira no centro tecnológico de Shenzhen, no sul da China. O evento anual, lançado em 1999, é a maior e mais influente feira de ciência e tecnologia da China. Fim
Leia também:
Banco central da China injeta US$ 16,74 bilhões de liquidez via recompras reversas
O banco central da China conduziu nesta sexta-feira operações de recompras reversas no valor de 119 bilhões de yuans (cerca de US$ 16,74 bilhões) de sete dias a uma taxa de juros fixada em 1,8%.
Bebidas de chá de novo estilo impulsionam tendência de consumo na China
Após saborear o chá por mais de 2.000 anos, os entusiastas chineses de chá estão agora acolhendo inovações nesta bebida milenar, com tendências que vão desde chá com frutas e bubble tea até bebidas misturadas como chai latte (chá com leite), impulsionando um mercado próspero.
Empresas estatais chinesas registram receita estável e crescimento de lucro nos primeiros 10 meses
Beijing, 30 nov (Xinhua) — As receitas e os lucros das empresas estatais e das empresas estatais holding da China registaram uma expansão constante nos primeiros 10 meses deste ano, mostram dados oficiais. A receita operacional combinada dessas empresas foi de 68,97 trilhões de yuans (cerca de 9,71 trilhões de dólares americanos) durante o período, […]
2.000 trens de carga lançados de Jiangsu, no leste da China, para Europa e Ásia
Nanjing, 30 nov (Xinhua) — Um trem de carga carregado com 100 contêineres a vinte pés (TEUs) partiu da cidade de Xuzhou, província de Jiangsu, leste da China, nesta quarta-feira, mostrando que a província atingiu o marco de 2.000 trens de carga lançados neste ano. O trem sairá da China pelo Porto de Horgos, na […]
Cadeia de suprimento de VNE da China está aberta para cooperação global
A cadeia de suprimentos de veículos de nova energia (VNE) da China busca ativamente uma cooperação reforçada com parceiros globais, apesar do recente aumento do escrutínio regulatório em veículos elétricos chineses, segundo empresas participantes em uma grande exposição chinesa focada em cadeias de suprimentos.
Poder computacional de IA da China terá crescimento robusto
A escala do poder computacional inteligente da China atingiu 260 EFLOPS no ano passado e espera-se que alcance 1.117 EFLOPS em 2027, realizando uma taxa de crescimento anual composta de 33,9%.