Bateria de lítio capaz de funcionar em extremo frio e calor é exibido em feira na China

A Feira de Alta Tecnologia da China (CHTF, sigla em inglês) viu cientistas chineses revelarem uma bateria recém-desenvolvida que pode funcionar em frio e calor extremos.

301
Pessoas visitam a 25ª Feira de Alta Tecnologia da China (CHTF, sigla em inglês) em Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China, em 15 de novembro de 2023. A 25ª Feira de Alta Tecnologia da China começou nesta quarta-feira, atraindo 4.925 expositores de 105 países e regiões. (Xinhua/Liang Xu)
Xinhua - Silk Road

Shenzhen, 17 nov (Xinhua) — A Feira de Alta Tecnologia da China (CHTF, sigla em inglês) viu cientistas chineses revelarem uma bateria recém-desenvolvida que pode funcionar em frio e calor extremos.

Esta bateria de lítio pode funcionar em temperaturas mínimas de até 70 graus Celsius negativos e também pode funcionar em temperaturas de até 80 graus Celsius, de acordo com seu designer Jiang Chunlei, que é do Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen (SIAT, sigla em inglês), sob a Academia Chinesa de Ciências.

O grupo de Jiang projetou um novo material de ânodo composto à base de alumínio e múltiplo eletrólitos usados em diferentes cenários, que é capaz de expandir significativamente a faixa de temperatura operacional da bateria.

A densidade de energia da bateria é 13 a 25 por cento maior do que a das baterias tradicionais de íons de lítio, o que permite prolongar a vida útil da bateria.

Espaço Publicitáriocnseg

Além disso, a bateria apresentou excelente desempenho de carregamento rápido e pode ser totalmente carregado em 20 minutos. Seu custo é 10% a 30% menor do que o das baterias que usam materiais catódicos caros em nanoescala.

A bateria foi testada em um projeto de demonstração de armazenamento distribuído de energia no nordeste da China, disse Jiang.

Espera-se também que esta bateria resolva o problema de redução da vida útil da bateria dos veículos elétricos no inverno rigoroso, de acordo com o SIAT.

A CHTF de cinco dias começou nesta quarta-feira no centro tecnológico de Shenzhen, no sul da China. O evento anual, lançado em 1999, é a maior e mais influente feira de ciência e tecnologia da China. Fim

Leia também:

Cooperação em comércio digital China-Brasil se fortalece no âmbito do BRICS
Cinturão e Rota
Cooperação em comércio digital China-Brasil se fortalece no âmbito do BRICS

Beijing, 11 julho (Xinhua) — Um vídeo de uma brasileira desembalando compras da SHEIN viralizou nas redes sociais, superando um milhão de visualizações e reunindo quase mil comentários. Ao exibir dez pares de sapatos, a consumidora destacou: “Lindíssimo, né? E o valor é mais acessível”. O interesse foi imediato: espectadores trocaram dicas de compras online […]

Após transportar 7 mil carros elétricos para Brasil, navio da BYD está de volta à China
Cinturão e Rota
Após transportar 7 mil carros elétricos para Brasil, navio da BYD está de volta à China

Beijing, 11 julho (Xinhua) — Após 70 dias de viagem e mais de 30 mil quilômetros percorridos, o navio “Shenzhen”, da fabricante chinesa BYD, concluiu recentemente sua primeira travessia transoceânica, retornando ao porto logístico internacional de Xiaomo, em Shenzhen. A chegada consolida mais um passo na expansão internacional dos veículos elétricos fabricados na cidade. Reconhecida […]

Consumo de energia por unidade do PIB na China cai 11,6% em 4 anos
Cinturão e Rota
Consumo de energia por unidade do PIB na China cai 11,6% em 4 anos

Beijing, 9 julho (Xinhua) — O consumo de energia por unidade do PIB da China diminuiu 11,6% nos primeiros quatro anos do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), disse Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, nesta quarta-feira. Essa redução equivale a um corte de 1,1 bilhão de toneladas de emissões de dióxido de […]

Mercado automobilístico da China registra forte crescimento no primeiro semestre
Cinturão e Rota
Mercado automobilístico da China registra forte crescimento no primeiro semestre

Beijing, 10 de julho (Xinhua) — A produção e as vendas de automóveis na China registraram aumentos de dois dígitos no primeiro semestre do ano (S1), um sinal de consumo doméstico vibrante na segunda maior economia do mundo, mostraram dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis nesta quinta-feira. A produção de automóveis do país […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui