BB anuncia redimensionamento de sua estrutura organizacional

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Agência do Banco do Brasil (Foto: divulgação)
Agência do Banco do Brasil (Foto: divulgação)

Ao final de nove meses de 2020, o Banco do Brasil tinha 92.106 funcionários, com fechamento de 1.766 postos de trabalho em doze meses e, entre março e setembro de 2020, queda de 651 postos de trabalho. Levando em conta esse cenário, o BB comunicou em fato relevante, nesta segunda-feira, que foi aprovado um conjunto de medidas relacionadas à revisão e ao redimensionamento de sua estrutura organizacional.

O plano do banco prevê a demissão de 5 mil funcionários e o fechamento de 361 agências e será executado no primeiro semestre deste ano, “A economia líquida anual estimada com despesas administrativas gerada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025”, informou o comunicado assinado por Carlos José da Costa André, vice-presidente de gestão financeira e relações com investidores.

Está prevista a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA). A conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências. O plano também prevê a transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento. Além da relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios, criação de 28 unidades de negócios –sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.

“A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais”, destacou o comunicado.

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De acordo com o BB, foram aprovadas ainda, duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas Unidades do banco, e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos. Os Programas possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão. A estimativa é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento. “O número final de adesões e o impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão que ocorrerá até 5 de fevereiro”, ressaltou o comunicado.

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