O acesso aos sistemas do Banco Central que contêm dados de pessoas físicas e jurídicas –Sistema Valores a Receber (SVR) e Registrato –ficará mais seguro a partir do dia 13 de fevereiro. O acesso continuará a ser feito com a conta gov.br nível prata ou ouro, mas apenas para as contas que tenham a verificação em duas etapas habilitadas.
Segundo o BC, para habilitar a verificação em duas etapas, o cidadão deve instalar no seu celular o aplicativo gov.br (disponível na Google Play e na App Store). A partir da habilitação, ele usará um código único para autenticar cada acesso que fizer aos serviços que usam a conta gov.br.
O próprio aplicativo orienta a forma de habilitar a verificação em duas etapas. No primeiro acesso ao aplicativo gov.br, o dispositivo usado será vinculado à conta gov.br do cidadão. Só pode haver um único dispositivo vinculado por vez. Também será necessária a realização da validação facial para configuração da verificação em duas etapas.
“Com a configuração de acesso em duas etapas, o usuário aumenta a segurança dos seus dados e amplia a proteção de suas informações”, acredita o BC. Registrato O Registrato permite aos cidadãos consultarem suas informações financeiras pessoais de forma rápida e simples. Atualmente, são cinco relatórios: de Contas e Relacionamentos (CCS), de Empréstimos e Financiamentos (SCR), de Chaves Pix, de Cheques sem Fundo (CCF) e de Câmbio e Transferências Internacionais. Em 2024, o Registrato emitiu quase 28 milhões de relatórios, incluindo também os relatórios emitidos para pessoas jurídicas.
SVR A verificação em duas etapas também passará a ser necessária para acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR) e para solicitar a devolução em qualquer faixa de valores – hoje ela já é exigida para a devolução de valores acima de R$100. A consulta ao SVR – aquela por meio da qual o cidadão pode conferir se tem algo a receber – não muda. Nesse caso, basta informar o CPF e a data de nascimento da pessoa física ou o CNPJ e a data de criação da pessoa jurídica.
Dúvidas sobre a conta gov.br podem ser tiradas através do link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/atendimento-gov.br/duvidas-na-conta-gov.br/