BC chinês suspende operações de mercado

O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) suspendeu nesta sexta-feira as operações de mercado aberto pelo...

Mercado Financeiro / 12:54 - 9 de fev de 2018

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) suspendeu nesta sexta-feira as operações de mercado aberto pelo 12º dia útil consecutivo, para manter a liquidez estável no sistema bancário.

A liquidez no sistema bancário está em um nível relativamente alto, disse a institição.

"A suspensão foi feita para compensar a influência dos fatores como o uso de Arranjo Contingente de Reservas (CRA, em inglês) e o corte no coeficiente de reservas obrigatórias (RRR, em inglês)", assinalou o PBoC.

Através do uso do CRA, cerca de 2 trilhões de iuanes (US$ 316,3 bilhões) de liquidez foram injetados no mercado desde os meados de janeiro, o que satifará a demanda pelo dinheiro vivo antes do feriado da Festa da Primavera a partir dos meados de fevereiro, segundo o BC local, que recorre cada dia mais às operações do mercado aberto para administrar a liquidez, em vez de cortes na taxa de juros ou coeficiente de reservas obrigatórias.

A China decidiu manter uma política monetária prudente e neutra em 2018, pois a segunda maior economia do mundo se esforça para equilibrar o crescimento e a prevenção de riscos.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor