BC chinês suspende operações de mercado aberto

O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) suspendeu nesta terça-feira as operações de mercado aberto, pois...

Mercado Financeiro / 14:09 - 27 de fev de 2018

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) suspendeu nesta terça-feira as operações de mercado aberto, pois a liquidez no sistema bancário está em um nível relativamente alto.

"Em geral a liquidez no sistema bancário está num nível relativamente alto porque a despesa fiscal aumenta no final do mês", disse a instituição em nota.

A despesa fiscal permite que depósitos fiscais cheguem aos bancos comerciais desde o Banco Central, melhorando a liquidez no mercado.

A suspensão de operações no mercado aberto foi feita depois de uma injeção na segunda-feira de 150 bilhões de iuanes no mercado pelo Banco Central via recompra reversa.

No mercado interbancário desta terça, a Taxa de Oferta Interbancária Overnight de Xangai (Shibor), que os bancos chineses usam para emprestar dinheiro entre si, caiu um ponto básico para 2,561% apesar da injeção. A Shibor para empréstimos de um mês caiu 0,9 ponto básico para 2,861%.

O PBoC recorre cada vez mais às operações do mercado aberto para administrar a liquidez, em vez de cortes na taxa de juros ou depósitos compulsórios.

A China planeja manter uma política monetária prudente e neutra em 2018, pois a segunda maior economia do mundo se esforça para equilibrar o crescimento e a prevenção de riscos.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor