BC chinês suspende operações no mercado aberto citando liquidez suficiente

O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) suspendeu na quarta-feira as operações no mercado aberto pelo 16º...

Mercado Financeiro / 10:45 - 14 de fev de 2018

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) suspendeu na quarta-feira as operações no mercado aberto pelo 16º dia útil consecutivo, já que a liquidez manteve-se ampla.

A liquidez no sistema bancário está em um nível "relativamente alto", disse a instituição.

Os dados do fornecedor de serviços da informação Wind mostraram que não há acordos de recompras reversas (reverse repos) vencidos esta semana, e os 243,5 bilhões de iuanes (US$ 38,4 bilhões) em facilidade de empréstimos de médio prazo que estão programados a ser retirados na quinta-feira serão adiados até depois do feriado da Festa da Primavera.

A medida ajudará a aliviar a pressão de liquidez antes do feriado, segundo analistas.

Ao mesmo tempo, a redução no coeficiente de depósitos compulsórios para certas instituições financeiras e o Arranjo de Reservas Contingentes garantirão juntos uma liquidez suficiente.

O PBoC começou a rebaixar o coeficiente de depósitos compulsórios no mês passado, permitindo que os bancos comerciais cujo saldo anual de empréstimos existentes ou novos para propósito de finanças inclusivas responde a mais de 1,5% do total gozem de um corte de 0,5 ponto percentual no coeficiente em relação ao nível de referência do BC.

Espera-se que a medida injete uma liquidez de 450 bilhões de iuanes no mercado.

Apesar de que os fundos injetados por meio do Arranjo de Reservas Contingentes serão retirados após o feriado, a Zhongtai Securities comentou que não há necessidade de se preocupar com a liquidez, pois as diversas ferramentas de política do BC tranquilizarão o processo.

O Banco Central chinês recorre cada dia mais às operações no mercado aberto, em vez de alterações em taxas de juros ou coeficientes de depósitos compulsórios, para administrar a liquidez em uma maneira mais flexível e dirigida.

O país manterá uma política monetária prudente e neutra em 2018 à medida que se empenha para equilibrar o crescimento com a prevenção de riscos.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor