BC chinês define tarefas-chave para 2021

O Banco Popular da China (PBoC, o Banco Central do país) delineou as principais políticas e tarefas para 2021 durante uma conferência anual de trabalho realizada em Pequim.

A instituição disse na quarta-feira em um comunicado online divulgado após a reunião que iria aderir ao princípio geral de buscar o progresso enquanto garante estabilidade, e ofereceria apoio financeiro eficaz para acelerar a construção de um novo paradigma de desenvolvimento.

Entre alguns pontos-chave da política estão que a China fará com que a oferta monetária e o financiamento social agregado cresçam basicamente no mesmo nível do crescimento econômico nominal do país.

Também aprofundará a reforma orientada ao mercado das taxas de câmbio da moeda chinesa e estabilizará as expectativas do mercado para manter a taxa de câmbio basicamente estável em um nível razoável e equilibrado.

O país prolongará as políticas de extensão de amortização de empréstimos inclusivos e o programa de apoio a empréstimos de crédito para pequenas empresas, e orientará as instituições financeiras a fortalecer o apoio à inovação tecnológica, empresas privadas e pequenas e microempresas.

Para atingir o pico das emissões de dióxido de carbono e alcançar a neutralidade do carbono, o PBoC canalizará mais recursos financeiros para o desenvolvimento verde, promoverá a criação de um mercado de comércio de emissões de carbono com preços razoáveis, melhorará gradualmente o padrão de finanças verdes e continuará a promover a cooperação internacional em finanças verdes.

A China colocará as principais atividades financeiras, instituições, mercado e infraestruturas sob gestão macroprudencial. Também melhorará o sistema de supervisão das companhias financeiras.

Serão tomadas medidas para melhorar a supervisão prudencial das atividades financeiras das empresas de plataforma de internet, fortalecer um impulso anti-trust e prevenir a expansão desordenada do capital, bem como fazer melhorias constantes nos serviços financeiros inclusivos, disse o banco.

Como parte dos esforços para promover uma maior reforma do mercado financeiro e das instituições financeiras, o país se moverá para melhorar os canais diversificados de eliminação de inadimplência de títulos e implementar um esquema de gestão prudencial para o financiamento imobiliário.

Também aprofundará a participação na governança financeira global, ampliará a abertura bidirecional no setor financeiro, promoverá a abertura da conta de capital de maneira regular e ordenada e manterá a escala de reserva cambial basicamente estável.

A China também avançará com prudência a internacionalização do iuane e promoverá o desenvolvimento sólido e coordenado de moedas locais e estrangeiras nos mercados onshore e offshore.

O banco realizará continuamente programas-piloto para moeda digital, incentivará o uso de relatórios de crédito em finanças digitais e governança econômica, e intensificará os esforços de investigação e monitoramento da lavagem de dinheiro.

 

Agência Xinhua

Leia mais:

China unifica regras sobre divulgação de títulos

UE e China fecham acordo sobre investimentos

Artigos Relacionados

Brasil precisa de uma agenda positiva de reformas e concessões

Na opinião do economista João Beck, especialista em investimentos e um dos sócios da BRA, escritório credenciado da XP, se não tivesse havido uma política de estímulo financeiro na pandemia estaríamos em uma situação bem mais delicada.

Fitch publica atualização da metodologia de rating

A agência de classificação Fitch Ratings publicou a versão atualizada da Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência, este relatório substitui a metodologia...

Renner confirma oferta pública primária de ações

Em fato relevante nesta sexta-feira, o diretor de relações com investidores das Lojas Renner, Jorge Fontes Azevedo, confirmou que a varejista prepara oferta pública...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.