BC da Argentina confirma envio de ouro para o exterior

112
Barras de ouro (Foto: YouTube)
Barras de ouro (Foto: YouTube)

O Banco Central da República da Argentina (BCRA) confirmou, nesta segunda-feira, que enviou parte das reservas de ouro para o exterior, embora não tenha especificado o destino. Segundo o BCRA, até 23 de agosto, o nível de reservas de ouro totalizava aproximadamente US$ 4.981 milhões.

“O Banco Central da República Argentina (BCRA) concluiu com sucesso as transferências de parte das suas reservas de ouro entre as suas diferentes contas”, indicou a entidade liderada por Santiago Bausili num comunicado de imprensa, onde esclareceu que não são fornecidos mais detalhes sobre essas transferências. porque se trata de informação confidencial.

“As informações sobre a administração das reservas do BCRA sempre foram tratadas de forma confidencial, no esforço de preservar sua segurança. Tanto a Auditoria Geral da Nação como as entidades de controlo relevantes mantêm o acesso a essa informação sob o mesmo manto de confidencialidade”, explicou.

Conforme detalhado no comunicado, a Carta Orgânica do BCRA e a Lei 23.928 delegam a esta autoridade monetária a administração diária das reservas, que incluem não só o ouro, mas também moedas e outros ativos estrangeiros.

Espaço Publicitáriocnseg

“Há mais de uma década, o BCRA mantém as mesmas opções de gestão das suas reservas de ouro, tanto em formato físico (barras e lingotes) como em formato eletrônico (contas externas)”, afirmou o BCRA.

Por sua vez, indicou que estas operações de reequilíbrio “não alteram o volume total das reservas de ouro, que permanecem equivalentes a aproximadamente US$ 4.981 milhões conforme publicado no balanço de 23 de agosto de 2024”.

Ao final do comunicado, o BCRA incluiu um parágrafo polêmico em que fazia referência à “divulgação irresponsável de informações” que foi registrada nos últimos dias, em referência às imagens publicadas nas redes sociais que mostravam caminhões de fundos nos quais foi indicado que reservas de ouro estavam sendo transportadas nesses veículos.

Nestas expressões não foi rejeitado que os caminhões transportassem reservas, sem que a informação tivesse sido divulgada. Outro parágrafo reforçou essa posição, indicando que a operação reportada ainda não havia terminado.

“O BCRA expressa sua preocupação com a divulgação irresponsável de informações, com fins políticos, relacionadas a estas operações antes de sua conclusão, porque coloca em risco a segurança dos ativos de todos os argentinos”, protestou o BCRA.

Com Pagina 12 e TelesurTV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui