Em comunicado divulgado após uma reunião trimestral do seu comitê de política monetária, o Banco Popular da China, o banco central, disse que prestará atenção ao momento ideal, extensão e impacto das políticas e manterá o apoio necessário para a recuperação econômica.
“A China implementará uma política monetária prudente que seja flexível, precisa, razoável e moderada e a manterá consistente, estável e sustentável”, afirmou o banco central.
A instituição informou que usará uma variedade de ferramentas monetárias para garantir liquidez em um nível razoável e amplo, manter o crescimento da oferta de moeda e do financiamento social basicamente em linha com o crescimento econômico nominal e manter um índice de macroalavancagem basicamente estável, de acordo com o comunicado.
O banco também prometeu mais apoio monetário para a economia real, enfatizando mais ajuda financeira para pequenas e micro empresas, bem como aquelas envolvidas em inovação tecnológica e desenvolvimento verde.
O banco central se comprometeu a promover a abertura financeira bidirecional de alto nível e melhorar sua gestão e capacidade de controle de riscos.