A economia da China teve um início “robusto” no primeiro trimestre deste ano, informou nesta segunda-feira um relatório do Banco da China (BOC), que prevê um crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB, medida da economia de um país) de cerca de 4,8%.
“Em termos do ambiente externo, a procura global está aquecendo, e o sentimento do comércio internacional está aumentando, o que contribui para a recuperação do crescimento das exportações da China”, cita o relatório.
Internamente, a dinâmica de crescimento intrínseca da economia foi reforçada, uma vez que o consumo teve um desempenho melhor do que o previsto, o investimento na indústria transformadora se acelerou, a produção tem se recuperado de forma constante, e a tendência de modernização e transformação industrial é evidente, retrata o BOC.
O relatório prevê que o crescimento do PIB chinês no segundo trimestre será de cerca de 5,1%. Olhando para o segundo trimestre, espera-se que o potencial de consumo de serviços seja ainda mais acelerado.
“Por outro lado, a política fiscal deverá aumentar significativamente o seu apoio, utilizando uma gama abrangente de ferramentas políticas para ajudar a manter uma elevada taxa de crescimento no investimento em infraestruturas”, afirma o relatório.
Agência Xinhua