A partir deste ano, o Relatório de Estabilidade Financeira passará a incorporar parte das informações publicadas no Relatório de Economia Bancária, informou o Banco Central no final da tarde desta terça-feira.
O Relatório de Economia Bancária, em consequência, terá sua publicação descontinuada. As informações que não forem publicadas no Relatório de Estabilidade Financeira poderão ser divulgadas em outros veículos de comunicação do BC, como o BC Blog ou a série de Estudos Especiais do site do Banco Central na internet.
O BC entende que a incorporação propiciará a eliminação de duplicidades de informações entre as duas publicações e tornará o Relatório de Estabilidade Financeira mais abrangente. A próxima divulgação do Relatório de Estabilidade Financeira será no final de abril.
Com a mudança, a divulgação das informações antes contidas no Relatório de Economia Bancária terá maior tempestividade, uma vez que o Relatório de Estabilidade Financeira é semestral e o Relatório de Economia Bancária tem uma periodicidade anual. Como exemplo, a decomposição do custo do crédito e do spread, além do nível de concentração do Sistema Financeiro Nacional, farão parte do Relatório de Estabilidade Financeira.