BC mantém taxa de juros no Reino Unido

Banco da Inglaterra estima que taxa de juros no Reino Unido terá de permanecer alta por um longo período

54
Banco da Inglaterra, BC
Banco da Inglaterra, BC (foto de Jon Super, Xinhua)

O Banco da Inglaterra (BoE) decidiu manter a sua taxa de juro de referência em 5,25%, informou o banco central do Reino Unido em comunicado nesta quinta-feira. Na sua reunião que terminou na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (MPC) do BoE votou, por uma maioria de 6 a 3, pela manutenção da taxa de juros no Reino Unido. Três membros preferiram aumentar os juros em 0,25 ponto percentual.

A inflação no Reino Unido alcançou 6,7% nos 12 meses até setembro, permanecendo bem acima da meta de 2%, mas espera-se que caia drasticamente para 4,75% no quarto trimestre (4º trimestre) deste ano e 4,5% no primeiro trimestre de 2024, segundo a declaração do BoE.

Leia também:

Fed mantém juros pressionado por alta nos títulos do Tesouro | Monitor Mercantil

Espaço Publicitáriocnseg

“Espera-se que este declínio seja explicado pela menor inflação dos preços dos produtos energéticos, dos bens básicos e dos alimentos e, depois de janeiro, por alguma queda na inflação dos serviços”, acrescentou o comunicado do MPC.

A economia do Reino Unido deve ter permanecido estável no terceiro trimestre deste ano, disse o BoE, observando que alguns levantamentos junto às empresas apontam para uma ligeira contração da produção no quarto trimestre, mas outros são menos pessimistas.

“As últimas projeções do MPC indicam que a política monetária provavelmente precisará ser restritiva por um longo período de tempo. Seria necessário um maior aperto na política monetária se houvesse evidência de pressões inflacionárias mais persistentes”, afirmou.

Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui