BC: Open banking significa oportunidades ilimitadas

Uma característica notável do momento atual é a velocidade das mudanças tecnológicas e o seu impacto no sistema financeiro. A frase é do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que fez nesta quarta-feira uma apresentação no webinar “Open Banking: Oportunidades Ilimitadas”, promovido pela Embaixadora da Índia no Brasil e pela Tata Consultancy Services (TCS).

Na opinião de Campos Neto, os avanços tecnológicos têm proporcionado uma diminuição exponencial dos custos de produção, de armazenamento e de processamento de dados. “A rápida evolução nos sistemas de pagamentos. Novas tendências na provisão de serviços financeiros. A face mais visível dessa revolução tecnológica no setor financeiro ocorre nos serviços de pagamento”, destacou.

Ele assinalou que a recuperação a sociedade demanda uma recuperação pós-pandemia mais inclusiva e sustentável. “Temos muito em comum com a Índia, que fez uma digitalização muito grande da sua população. Queremos seguir esse caminho também”, disse.

Campos Neto voltou a afirmar que o Pix é o maior projeto tecnológico desenvolvido pelo BC, atualmente com 206 milhões de chaves cadastradas. “Temos um ticket médio de R$ 750, maior do que imaginávamos. O instrumento teve uma absorção muito rápida”, frisou.

Ele disse que a plataforma poderá evoluir para um sistema de prestação de serviços pelo governo. “À medida que você vai acumulando experiências, percebe que o processo pode ter outras dimensões. Podemos expandir a plataforma para termos outros graus de eficiência”, justificou

Leia também:

BC inicia primeira fase do open banking

Artigos Relacionados

B3 lucra R$ 1,25 bi no trimestre, aumento de 22,5%

“As pessoas têm movimentado as suas carteiras em artigos de maior risco, mas quando olhamos mais adiante ainda há incertezas sobre a retomada econômica”....

Andrade Gutierrez diz que irá alienar os papéis da CCR

Os papéis da companhia de infraestrutura CCR puxavam as altas da B3 nesta sexta-feira após a Andrade Gutierrez Participações S.A. (AG Participações) anunciar intenção...

De olho na Eletrobras, setor privado não investe

Ação da estatal vale quase metade do que valia há 11 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.