Beato Salu: hedge em alta

A delação contra Alckmin não veio, mas a pesquisa CNT/MDA – feita apenas no Estado de São Paulo – já...

A delação contra Alckmin não veio, mas a pesquisa CNT/MDA – feita apenas no Estado de São Paulo – já serviu para esfriar os ânimos do mercado financeiro. A Bolsa de Valores teve a maior queda em um mês. Apesar de ter governado o estado por 14 anos, o tucano apareceu em terceiro lugar, com 14% das intenções de voto, atrás de Bolsonaro, que marcou 18,4%. Lula, da prisão, lidera a corrida, em um estado que normalmente não é muito simpático ao ex-presidente, com 21,8%.

Não se pode comparar o resultado com as pesquisas anteriores feitas pela dupla CNT/MDA, pois elas eram nacionais. Mas se der uma olhada na divulgada pelo Ibope no final de junho, o quadro mostra um tucano estagnado, apesar de toda a mídia após fechar acordo com o Centrão. Há um mês e meio, Alckmin tinha 13%. Enquanto ele patinava, Bolsonaro teve leve alta (tinha 17%), e Lula, leve baixa (de 24%).

Mesmo com as ressalvas de que são pesquisas diferentes, de distintos institutos, dá para entender porque o mercado anda tão preocupado, e a campanha tucana perdida, apostando todas as fichas na propaganda eleitoral. Mas este ano o tempo de campanha é curto, e a força das redes sociais é muito maior que nas eleições passadas. Não à toa que a elite paulista fez seu hedge em Bolsonaro, com a inserção do “primeiro-ministro” Paulo Guedes, o Beato Salu.

 

Fake

Anthony Garotinho foi confirmado pelo PRP como candidato ao Governo do Estado do Rio. Há duas semanas, o ex-governador foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio, e prontamente a mídia noticiou que ele tinha perdido os direitos políticos e não poderia concorrer na eleição deste ano. Basearam-se apenas no release do Ministério Público, sem sequer tentar ouvir um advogado eleitoral isento para ver quem tinha razão: a defesa de Garotinho, que negava a inelegibilidade, ou o MP.

Os advogados do ex-governador sustentam que não existe perda de direitos automática porque não teve na condenação enriquecimento ilícito. Os jornalões, sem nem citar a lei, preferiram adotar a tese de que ele ficou inelegível. Preguiça? Jornalismo declaratório? Ou é o tratamento padrão aos “inimigos”?

O problema é que, ainda que desmintam a perda de direito de se eleger, criaram a falsa ideia de que Garotinho não pode concorrer, afugentando seus possíveis eleitores.

 

Marcha lenta

Amigo da coluna teve o carro roubado nesta terça-feira, às 11h, perto de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ). Às 14h, o BO estava feito na delegacia. Nesta quarta-feira, às 19h, o carro ainda constava no sistema do Denatran – Sinesp Cidadão – como legal.

 

Recado do lobo aos cordeiros

O Google fez alerta aos brasileiros para aumentarem a proteção de dados.

 

Corte legisladora

Pode-se ser contra ou a favor do aborto. Só não pode esta discussão ocorrer no Supremo Tribunal Federal. É atribuição do Congresso, como ocorre na Argentina, e poderia desaguar em um plebiscito.

 

Solta

Se depender de Gilmar Mendes, acaba o problema de superlotação nos presídios brasileiros.

 

Rápidas

A Editora FGV lança no dia 20, em São Paulo, o livro Em busca do desenvolvimento perdido: um projeto novo-desenvolvimentista para o Brasil, do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira. Será na Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 – Consolação, São Paulo), às 19h *** A comemoração pelos 175 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) começa nesta quinta com o lançamento da Câmara de Mediação de Conflitos entre Advogados e Sociedades de Advogados (Câmara-IAB) *** O Center Shopping Rio promove, neste sábado, o show Bar MPB – Tributo Roupa Nova, na voz do músico Bruno Galvão e convidados *** A 15ª edição do Simpósio Regional da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) será em Santo André (Mercure Santo André, Av. Industrial, 885 – Térreo), 17 de agosto, das 8h30 às 18h. Destaque para o painel sobre as eleições. Mais informações: www.aasp.org.br *** A Avon nomeou José Vicente Marino como vice-presidente executivo no Brasil. Ele tomará possem em 17 de setembro *** Os economistas escolhidos pelos candidatos à Presidência da República para desenvolverem seus programas de governo serão sabatinados em São Paulo. A série Os Economistas das Eleições começa nesta sexta-feira, com André Lara Rezende, da equipe de Marina Silva (Rede). Detalhes em http://portalibre.fgv.br *** João Goulart Filho, candidato à Presidência da República pelo PPL, é o entrevistado da GloboNews desta quinta, 22h.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Balanços guiarão, aparentemente, os mercados hoje

Europa e Nova Iorque precavidas, Ásia continua em queda livre.

Confiança da construção atinge maior nível desde março de 2014

Índice teve alta de 3,3 pontos e chegou a 95,7; já inflação do setor cai para 1,24% em julho.

IPCA-15 apresentou alta de 0,72% em julho

Maiores contribuições vieram da categoria habitação (2,14%), que contribuiu com 0,32%, e de transporte (1,07%), que adicionou 0,22%.

Itaú Unibanco deixa administração da XP

Decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial; cisão foi aprovada pelo Banco Central.

Abertura de mercado

Após fim de semana tenso, segunda é sempre de trégua, pela ausência de parlamentares em Brasília, quanto mais em período de recesso.