Por Regina Teixeira, especial para o Monitor
A Bee Elétricas está ampliando sua participação no mercado de micromobilidade elétrica (também popularmente chamado de bicicleta elétrica). Sediada no Rio de Janeiro, a empresa irá abrir, em breve, duas lojas, uma em Niterói e outra no BarraShopping. A segunda deve abrir em julho. Além de atender pedidos online em todo país, a marca tem dois pontos de vendas no Rio, um na Barra da Tijuca e outro em Botafogo.
O CEO da empresa, Bernardo Omar, conversou com a reportagem do Monitor Mercantil sobre os rumos do negócio. Segundo o executivo, o Brasil tem um potencial enorme para o crescimento desse mercado. Tudo está apenas começando. Globalmente, a micromobilidade elétrica é largamente usada em Santa Mônica, na Califórnia, Lisboa e na Alemanha.
Além da presença no Rio de Janeiro, onde tudo começou em 2019, a marca está em São Paulo com uma unidade no bairro de Moema. E na Europa, fixou presença em Portugal, na capital Lisboa. Inclusive é uma das patrocinadoras do Rock in Rio em Lisboa este ano. A marca estará no evento com uma loja conceito. Também atende pedidos online em todo país.
“A micromobilidade elétrica, vem mostrando que o brasileiro é um ser engajado, principalmente, quando a proposta é facilitar o dia a dia”, diz Omar. Sobre a aparência do veículo, ele diz que tem um layout que não é de bicicleta ou moto, mas pode transportar até 200 quilos de carga. Os preços por unidade variam de R$ 11 mil a R$ 20 mil, dependendo do modelo. A bateria tem capacidade de percorrer 60 a 70 Km. Em 2023, o limite da velocidade foi fixado pela legislação em 32km e o veículo não tem acelerador. Está liberado para se locomover na ciclovia ou ciclofaixa (parte da pista de rolamento).
Gestão
O CEO ressalta a boa gestão financeira da empresa e o fato de não ter empréstimo. Em 2023, a Bee Elétricas atingiu faturamento bruto de R$ 23 milhões. Em 2024, a meta é ultrapassar a casa dos R$ 30 milhões. A expansão da marca foi viabilizada a partir da recente parceria que a Bee fez com a XR Advisor. A XR vem auxiliando a na implementação de governança corporativa para a expansão da marca e ao acesso ao capital necessário.
“Nosso objetivo é promover expansão sustentável, porém agressiva, atendendo a crescente demanda do consumidor da marca e o tamanho do mercado-alvo”, afirma o CEO da XR, Rodolfo Oliveira, que também conversou com a reportagem do Monitor Mercantil. A XR Advisor é um grupo empresarial que atua em quatro áreas: private equity, consultoria estratégica, gestão de ativos e governança corporativa. Seu propósito é maximizar resultados e reduzir custos, por meio do smart money e da otimização de pessoas, processos e tecnologia. “A partir dessa atuação, é gerada uma transformação que leva a resultados financeiros sustentáveis”, ressalta o executivo da XR.
A expansão está sendo feita considerando as necessidades concretas das cidades. As pessoas têm pressa de chegar aos seus destinos e o trânsito está cada vez mais caótico nas cidades para isso. Para quem precisa usar, diariamente, o carro, taxi ou Uber enfrenta quase sempre engarrafamentos, além de serem transportes que usam combustível. O aumento da popularidade dos veículos leves elétricos surge da necessidade de deslocamentos mais fáceis dentro das cidades e também da conscientização sobre o meio ambiente por parte dos usuários.
Negócios
Apesar de ter apenas cinco anos de existência na configuração atual, a Bee Elétricas é resultado de uma transformação que começou no ano 2000, com a inauguração da Alanmotors, inicialmente uma concessionária da marca italiana Aprilia que com o tempo virou multimarcas e referência em scooters e vespas. O CEO da marca conta que tudo começou com motor à combustão e foi a partir desse movimento, com o conhecimento adquirido na importação dos veículos e do entendimento sobre como adequá-los para o Brasil, que a empresa se lançou no mercado de micromobilidade elétrica.
“A gente já entendia o que levava o brasileiro a comprar uma motocicleta, seus comportamentos e hábitos. Com o tempo, percebemos que a micro mobilidade, estilo de vida e sustentabilidade atendiam o novo momento e aí precisávamos trazer a nossa identidade. Foi quando decidimos produzir nossas próprias Bee´s”, explica Omar. Ele afirma que a Bee tem uma proposta utilitária exclusiva, com uma extensa linha de acessórios genuínos (como cestos para crianças e animais), durabilidade e um estilo de vida que caiu no gosto do brasileiro.
Segundo o executivo, a empresa atua em todo o ciclo do negócio. Importa, fabrica e distribui os veículos. A empresa tem uma montadora em Manaus e uma distribuidora em São Cristovão. Omar conta que hoje 70 % dos veículos saem da fábrica de Manaus. A dependência da importação é cada vez menor.
Números
As expectativas são grandes em relação a micromobilidade elétrica. Os números podem atingir cifras vultosas nos próximos anos. A National Association of City Transportation e a McKinsey projetam que até 2030 esse mercado deve atingir movimentação global de US$ 500 bilhões. E as justificativas para números tão expressivos estão embasadas em adensamento populacional, custo de transporte tradicional e compromisso com a flexibilidade e meio ambiente.