Beijing 2022: oportunidade para promover a solidariedade internacional

300
Estrangeiros diante dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno 2022 (foto de Guo Junfeng, Diário do Povo Online)
Estrangeiros diante dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno 2022 (foto de Guo Junfeng, Diário do Povo Online)

Logo do Diário do Povo (People's Daily)

Como a melodia do lema dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing 2022, Juntos por um Futuro Compartilhado, é conhecida por cada vez mais pessoas, Beijing 2022 está se aproximando. “Estamos totalmente confiantes e capazes de apresentar ao mundo uma Olimpíada de Inverno fantástica, extraordinária e excelente”, disse o presidente chinês Xi Jinping ao inspecionar os preparativos para o evento esportivo no dia 4 de janeiro, observando que, após anos de trabalho árduo, os preparativos para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 estão basicamente concluídos.

As observações de Xi demonstraram plenamente a confiança da China em cumprir seu compromisso solene com a comunidade internacional de entregar um evento bem-sucedido e manifestaram a aspiração de uma China positiva, próspera e aberta para abraçar o mundo e criar um belo futuro junto com o restante do mundo.

Sediar de forma bem-sucedida as Olimpíadas de 2022 é a deliciosa promessa da China para o mundo. Em 31 de julho de 2015, Beijing, juntamente com a cidade de Zhangjiakou, na província de Hebei, no norte da China, venceu a candidatura para sediar os 24º Jogos Olímpicos de Inverno, também conhecidos como Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, na 128ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Espaço Publicitáriocnseg
Xi Jinping visita o Oval Nacional de Patinação de Velocidade em Beijing (foto de Xie Huanchi, Xinhua)
Xi Jinping visita o Oval Nacional de Patinação de Velocidade em Beijing (foto de Xie Huanchi, Xinhua)

No mesmo dia, Xi enviou uma carta de congratulações à delegação da candidatura, enfatizando que a China se esforçaria para oferecer uma Olimpíada fantástica, extraordinária e excelente em 2022. “Cumpriremos todos os nossos compromissos e testemunharemos, junto com o povo de todos os países e o COI, o advento de uma nova fase no desenvolvimento dos esportes olímpicos de inverno e na disseminação do espírito olímpico”, disse Xi em sua carta ao presidente do COI, Thomas Bach, em 31 de julho de 2015.

Nos últimos mais de seis anos, a China realizou esforços incansáveis para cumprir seu compromisso solene com a comunidade internacional. O país tem promovido as ideias de sediar os Jogos de forma verde, compartilhada, aberta e limpa e proporcionar uma Olimpíada ágil, segura e esplêndida.

O COI sempre fez comentários positivos sobre os preparativos da China para Beijing 2022 e reconheceu plenamente a contribuição do país asiático para a causa olímpica internacional. Em outubro de 2016, Juan Antonio Samaranch Jr., presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 e então vice-presidente do COI, elogiou o Comitê Organizador de Beijing para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2022 por ter iniciado rapidamente os preparativos e salientou que os mesmos estavam no bom caminho.

emblema Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022

Depois de visitar os locais propostos para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 em Zhangjiakou e Beijing antes de uma reunião com o presidente Xi em janeiro de 2019, Bach afirmou estar profundamente impressionado com os preparativos pragmáticos, eficientes e vitalizados da China para os Jogos Olímpicos.

“Estamos ansiosos para o sucesso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 e temos grande confiança, com base em nossa experiência, de que organizaremos os Jogos Olímpicos de Inverno de modo seguro para todos”, disse Bach em sua Mensagem de Ano Novo de 2022 publicada no site oficial do COI em 31 de dezembro de 2021. Ele acredita que “esses Jogos de Inverno abrirão uma nova era para os esportes de inverno globalmente”. Em uma entrevista recente à mídia chinesa, Samaranch disse acreditar que a China sediará uma esplêndida Olimpíada para o mundo.

Cheia de confiança na China, a comunidade internacional aguarda ansiosamente a chegada do Beijing 2022, assim como outras surpresas que Beijing preparou para o mundo. Em 2008, a China sediou com sucesso os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Beijing, o que representou uma resposta perfeita dada pelo país asiático à terceira das conhecidas três perguntas levantadas pela revista Tianjin Youth em 1908: “Quando a China poderia enviar um atleta para participar de uma Olimpíada?”, “Quando a China poderia enviar uma delegação para os Jogos Olímpicos?” e “Quando a China poderia sediar os Jogos Olímpicos?”

Mascote Shuey Rhon Rhon, da Olimpíada e Paralimpíada de Inverno Beijing 2022

Este ano, os mais de 1,4 bilhão de chineses vão abraçar o Movimento Olímpico novamente. Ao entregar uma Olimpíada “fantástica, extraordinária e excelente” em 2022, a China promoverá a popularização e o desenvolvimento dos esportes de gelo e neve e aumentará a compreensão e a amizade entre o povo chinês e os povos de vários países ao redor do mundo.

Nos últimos anos, a ferrovia de alta velocidade Beijing-Zhangjiakou que conecta as três zonas de competição do Beijing 2022, o primeiro trem de alta velocidade inteligente do mundo com velocidade de 350 quilômetros por hora, foi oficialmente colocada em operação; o Centro Nacional de Saltos de Esqui e o Oval Nacional de Patinação de Velocidade, que são apelidados de “Ruyi de Neve” e “Fita de Gelo”, respectivamente, foram concluídos; o Centro Aquático Nacional, conhecido como “Cubo de Água”, foi transformado em “Cubo de Gelo” para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing 2022; e a meta da China de envolver 300 milhões de pessoas em esportes de inverno em todo o país foi alcançada antes do previsto.

Por meio dessas conquistas realizadas durante os preparativos para Beijing 2022, o mundo inteiro testemunhou como o povo chinês trabalhou duro por seus sonhos na nova era. Como a Covid-19 ainda está causando estragos em todo o mundo, Beijing 2022 tem a tarefa de aprofundar o entendimento mútuo e os intercâmbios entre os povos do mundo por meio do Movimento Olímpico.

Em dezembro de 2021, a 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) adotou a Resolução da Trégua Olímpica de Inverno de Beijing, elaborada pela China e pelo COI. A resolução expressa “a expectativa de que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 sejam uma oportunidade significativa para aproveitar o poder do esporte para avançar o mundo, promovendo uma atmosfera de paz, desenvolvimento, resiliência, tolerância e compreensão”.

Mascote Bing Dwen Dwen, da Olimpíada e Paralimpíada de Inverno Beijing 2022

Muitos mecanismos multilaterais, incluindo a 10ª Cúpula Olímpica, o Grupo dos 20, o Fórum de Cooperação China-África, o Fórum China-Celac e a Organização de Cooperação de Shanghai, manifestaram forte apoio à Beijing 2022.

O apoio da comunidade internacional aos Jogos demonstrou a aspiração de várias partes de se unir em tempos de dificuldade, derrotar a pandemia, salvaguardar a paz e trabalhar juntos por um futuro compartilhado. Acredita-se que Beijing 2022 será uma ocasião inesquecível em que o mundo se reunirá no espírito olímpico de paz, solidariedade e amizade.

O lema heróico dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Beijing 2022, “Juntos por um Futuro Compartilhado”, representa o sincero convite da China a várias partes para unirem as mãos no caminho a seguir. A China certamente atenderá às expectativas do COI, que acredita que Beijing é uma escolha “segura e histórica” para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, e Beijing 2022 causará um grande impacto na história do Movimento Olímpico.

 

Projeto especial Monitor Mercantil – Diário do Povo

Leia também:

Olimpíadas de inverno verdes impulsionam o sistema ecológico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui