Foto tirada em 2 de agosto de 2021 mostra a cerimônia de abertura da Conferência Global de Economia Digital de 2021 em Beijing, capital da China. (Xinhua/Zhang Chenlin)
Beijing, 18 abr (Xinhua) — Em 2021, o valor relacionado à economia digital de Beijing atingiu 1,6 trilhão de yuans, um aumento de 13,1% em relação ao ano anterior, representando 40,4% do PIB de Beijing, de acordo com o Departamento Municipal de Estatísticas de Beijing.
Em agosto de 2021, Beijing se propôs a se transformar em uma cidade de referência global na economia digital e divulgou um plano de implementação. Progressos positivos foram feitos até agora. O lucro operacional anual da indústria de serviços de internet e tecnologia da informação em 2021 atingiu 2,2 trilhões de yuans.
Sabe-se que a nova geração de tecnologia da informação representada por big data, inteligência artificial e blockchain acelerou sua penetração na economia real, e seu papel na condução do crescimento econômico e na modernização industrial continuou a aumentar. Em 2021, o valor agregado da indústria de melhoria da eficiência digital de Beijing atingiu 733,38 bilhões de yuans, um aumento de 9,3% em relação ao ano anterior. A taxa de digitalização de equipamentos de produção em empresas industriais de grande porte ultrapassa 54% e a taxa de controle numérico dos principais processos ultrapassa 5%.
Em termos de setor de serviços, os dados mostram que, em 2021, o crescimento anual da receita de jogos online, entretenimento online e empresas de esportes online aumentou mais de 20%. A quantidade de pagamentos móveis de terceiros aumentou 16,3% em relação ao ano anterior, e o volume de negócios do sistema de compensação interbancária para pagamentos online atingiu 97,6 trilhões de yuans, 1,8 vezes o de 2018.
Além disso, no ano passado, Beijing obteve conquistas frutíferas em termos de conquistas no campo da inovação em tecnologia digital. A primeira plataforma em nuvem de computação quântica supercondutora e a primeira plataforma blockchain autocontrolável da China também foram lançadas em Beijing. Os dados mostram que o número de patentes de invenções autorizadas por empresas dos principais setores da economia digital de Beijing atingiu 43.000, um aumento anual de 1,2 vezes, representando 54,2% das patentes de invenção autorizadas da cidade.
No ano passado, Beijing construiu 52.000 estações base 5G, alcançando cobertura total dentro do quinto anel viário e cobertura precisa das principais áreas e cenários típicos fora do quinto anel viário.
No futuro, com foco em tecnologias de ponta mundiais e nas necessidades estratégicas futuras, Beijing adotará a inovação tecnológica como motor para promover a profunda integração entre a tecnologia digital e a economia real, criando o modelo de Beijing para o desenvolvimento econômico digital da China. Fim
Leia também:
Internet Industrial impulsiona o desenvolvimento da economia da China