À coluna, Carlos Heitor Campani, professor de Finanças do Coppead/UFRJ, opinou sobre a criação de um benefício mínimo universal, porém inferior ao salário mínimo, como consta na proposta de reforma da Previdência feita pelo ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. Campani afirmou que a indexação do benefício ao salário mínimo ou a qualquer índice inflacionário engessa por demais todo um país e põe em risco a sustentabilidade do sistema. “Temos de ter o devido cuidado e atenção para com este ponto.”
Sobre a unificação dos regimes de previdência público e privado, o professor disse que não é tão simples. “O diagrama não pode colocar apenas a unificação da previdência pois as classes citadas possuem singularidades. Mas caso uma solução que unificasse os regimes público e privado fosse alcançada, haveria grande chance disso gerar um maior equilíbrio social e, na minha opinião, com custo menor que o custo total do sistema atual.”
A alteração feita em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff, que sancionou uma lei que muda a aposentadoria dos servidores públicos admitidos desde aquela data, coloca o servidor público em pé de igualdade com o servidor privado, disse Campani, com a diferença da complementação patronal (nesse caso, do governo) no plano de complementação (privado), o que muitas vezes também ocorre para empregados do setor privado. Com isso, trata-se de um avanço no sentido de diminuir o enorme déficit, mas ainda é pouco, garante.
Pioneirismo
Fundado em 7 de novembro de 1955, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), fundador do SPC, completa 63 anos nesta quarta-feira. A criação da entidade é uma história de pioneirismo e determinação dos empresários lojistas e se constitui num dos exemplos bem-sucedidos entre as entidades de comércio do Brasil. A entidade montou ao longo de sua história uma eficiente infraestrutura, prestando diversos serviços aos seus mais de 15 mil associados, entre eles o de reestruturação operacional, financeira e jurídica, colaborando para o fortalecimento do comércio lojista.
A história do CDLRio está intimamente ligada à fundação do Serviço de Proteção ao Crédito, considerado um marco na história do sistema de crediário no Brasil. Na época, em 1955, para avaliar a concessão de crédito ao consumidor os lojistas tinham que percorrer um longo caminho, através de informantes profissionais, pessoas físicas, que colhiam informações comerciais sobre o candidato ao crédito em outros estabelecimentos, como açougue, armazém, padaria e vizinhos, nas cercanias da residência do cliente. Tudo isso levava cerca de 20 dias até a aprovação.
Segundo o presidente Aldo Gonçalves, o CDLRio persegue o caminho da modernização, atualização técnica, operacional e da responsabilidade social, pois sabe que a sobrevivência e a evolução do comércio varejista depende de um contínuo aprimoramento. “É uma nova era em que a entidade está cada vez mais sintonizada com o desenvolvimento do setor, da cidade, do estado e do país”, conclui Aldo.
Bola preta
O ex-diretor da Petrobras Nestor Ceveró pediu para se associar à Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), para ser parte na ação que a entidade ganhou, reduzindo pela metade o desconto do equacionamento da Petros. A ficha foi rejeitada.
Rápidas
De 14 a 17 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), que acontece junto ao XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (Enpee). Detalhes em http://2018.cbee-ufscar.com.br *** Neste sábado, a Feira Orgânica Carioca Shopping reunirá produtores de verduras, legumes e frutas *** Nesta quinta-feira, a partir das 9h, acontecerá o simpósio Protestantismo, Escravidão e Abolicionismo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em Higienópolis (SP). Inscrições: simposiomackenzie.wixsite.com/abolicionismo *** O Metrô de São Paulo abriu seleção pública para estágio. São 100 vagas para nível técnico e 150 para nível superior. Inscrições até dia 11 em www.viadeacesso.org *** A edição da feira Patchwork Design e Arte Natal, no Rio de Janeiro, começa nesta quarta (7) e vai até sábado (10), e não de quinta a domingo, como noticiado aqui ontem. Será no Clube Monte Líbano, na Lagoa.