34.6 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Benefício

Em apenas um trimestre – o último do ano passado – a Ambev, que detém 70% do mercado brasileiro de cervejas, utilizou benefícios fiscais devidos ao pagamento de juros sobre capital próprio que permitiram economizar R$ 29,8 milhões no pagamento de Imposto de Renda.

Escriba do império
Ao propor que a Argentina abdique formalmente de qualquer soberania fiscal, monetária, regulatória e sobre o manejo de ativos por pelo menos cinco anos – período durante o qual o país seria governado por comissários gerais nomeados pelo sistema financeiro internacional – o economista Rudy Dornbusch, do Massachusetts Institute, revelou, sem qualquer polimento, o caráter imperial da globalização.
Como quem fala o quer ouve o que não quer, o prepotente economista recebeu dura resposta da ONG Pacs. Comandada pelo brasileiro Marcos Arruda, a Pacs propôs às ONGs argentinas que denunciem Dornbusch à Corte Internacional de Haia por crime contra “a soberania nacional e popular” da Argentina.

Ameaças
Não se sabe o que mais assustou o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, em sua visita ao Rio: a epidemia de dengue ou a violência no morro do Cantagalo. Vidros de repelente em spray foram colocados em todos os carros da comitiva inglesa para que o príncipe de Gales pudesse se proteger dos mosquitos. Pouco antes da chegada do príncipe à favela, um carro fumacê – raro no local – borrifou inseticida.
Já a possibilidade de violência foi afastada após o cônsul geral do Reino Unido, Geoffrey Cowling, ter se reunido, pela manhã, com o que – britanicamente – foi divulgado como “lideranças comunitárias” da favela. Protocolarmente, a polícia também foi consultada.

Torcida contra
O príncipe Charles também visitou as instalações da refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras. Lá, ganhou do secretário de Energia do Rio, Wagner Victer, uma camisa do Fluminense. O ato dividiu torcedores do tricolor carioca. Apesar de ser um clube com origem nobre, a ligação com um membro da decrépita oligarquia britânica não agradou todo os tricolores.

TCU no Rio
Em investigações no Rio, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou mudanças na utilização de recursos federais para construção de penitenciárias. A Secretaria estadual de Direitos Humanos terá que mudar algumas burocracias nas licitações. Mais importante, terá que providenciar os depósitos das contrapartidas estaduais nas contas específicas dos convênios. Segundo o TCU, a conta específica assegura uma “regular prestação de contas”.
O TCU também esteve na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde apurou irregularidades, como professores contratados com dedicação exclusiva e que trabalham em outros locais, além de problemas nos processos seletivos para os cursos de pós-graduação.

Pioneiras
Filha do presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Alfredo Rizkallah , Renata Rizkallah é uma das personagens homenageadas pelo livro Mulheres que abrem passagem. Escrito por Júlio Lobos, o livro será lançado, na próxima quinta-feira, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Vice-presidente da Novação Corretora, Renata tornou-se, há um ano, a primeira mulher a ser eleita para o Conselho de Administração da Bovespa. Fundada há cerca de cem anos, a entidade, até então, era um firme bastião do Clube do Bolinha.

Integração
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara, juntamente com seus congêneres do Mercosul, um censo comum sobre a região.

Gavetas
Nada como eleições à vista, candidatos em baixa e espaço generoso na mídia para ajudar a desencavar denúncias convenientemente adormecidas.

Artigo anteriorContra-informação
Próximo artigoTiro no pé
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.