Em apenas um trimestre – o último do ano passado – a Ambev, que detém 70% do mercado brasileiro de cervejas, utilizou benefícios fiscais devidos ao pagamento de juros sobre capital próprio que permitiram economizar R$ 29,8 milhões no pagamento de Imposto de Renda.
Escriba do império
Ao propor que a Argentina abdique formalmente de qualquer soberania fiscal, monetária, regulatória e sobre o manejo de ativos por pelo menos cinco anos – período durante o qual o país seria governado por comissários gerais nomeados pelo sistema financeiro internacional – o economista Rudy Dornbusch, do Massachusetts Institute, revelou, sem qualquer polimento, o caráter imperial da globalização.
Como quem fala o quer ouve o que não quer, o prepotente economista recebeu dura resposta da ONG Pacs. Comandada pelo brasileiro Marcos Arruda, a Pacs propôs às ONGs argentinas que denunciem Dornbusch à Corte Internacional de Haia por crime contra “a soberania nacional e popular” da Argentina.
Ameaças
Não se sabe o que mais assustou o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, em sua visita ao Rio: a epidemia de dengue ou a violência no morro do Cantagalo. Vidros de repelente em spray foram colocados em todos os carros da comitiva inglesa para que o príncipe de Gales pudesse se proteger dos mosquitos. Pouco antes da chegada do príncipe à favela, um carro fumacê – raro no local – borrifou inseticida.
Já a possibilidade de violência foi afastada após o cônsul geral do Reino Unido, Geoffrey Cowling, ter se reunido, pela manhã, com o que – britanicamente – foi divulgado como “lideranças comunitárias” da favela. Protocolarmente, a polícia também foi consultada.
Torcida contra
O príncipe Charles também visitou as instalações da refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras. Lá, ganhou do secretário de Energia do Rio, Wagner Victer, uma camisa do Fluminense. O ato dividiu torcedores do tricolor carioca. Apesar de ser um clube com origem nobre, a ligação com um membro da decrépita oligarquia britânica não agradou todo os tricolores.
TCU no Rio
Em investigações no Rio, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou mudanças na utilização de recursos federais para construção de penitenciárias. A Secretaria estadual de Direitos Humanos terá que mudar algumas burocracias nas licitações. Mais importante, terá que providenciar os depósitos das contrapartidas estaduais nas contas específicas dos convênios. Segundo o TCU, a conta específica assegura uma “regular prestação de contas”.
O TCU também esteve na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde apurou irregularidades, como professores contratados com dedicação exclusiva e que trabalham em outros locais, além de problemas nos processos seletivos para os cursos de pós-graduação.
Pioneiras
Filha do presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Alfredo Rizkallah , Renata Rizkallah é uma das personagens homenageadas pelo livro Mulheres que abrem passagem. Escrito por Júlio Lobos, o livro será lançado, na próxima quinta-feira, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Vice-presidente da Novação Corretora, Renata tornou-se, há um ano, a primeira mulher a ser eleita para o Conselho de Administração da Bovespa. Fundada há cerca de cem anos, a entidade, até então, era um firme bastião do Clube do Bolinha.
Integração
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara, juntamente com seus congêneres do Mercosul, um censo comum sobre a região.
Gavetas
Nada como eleições à vista, candidatos em baixa e espaço generoso na mídia para ajudar a desencavar denúncias convenientemente adormecidas.