Bens duráveis surpreenderam positivamente nos EUA

222

My take – As encomendas de bens duráveis em junho surpreenderam positivamente no headline e nas leituras que entram diretamente na estimativa do PIB.

Os dados têm evidente viés positivo sobre o PIB no final do segundo trimestre. Isto ocorre em decorrência do relaxamento dos protocolos de isolamento social (em nível local e global) bem como dos estímulos monetários e fiscais implementados desde o final do primeiro trimestre. Destaca-se, no entanto, o alerta para a ruptura das cadeias produtivas decorrente do novo surto de Covid-19 nos estados do sul dos EUA, o que pode impactar definitivamente a atividade neste começo de trimestre. Os surveys regionais divulgados até o momento, no entanto, não indicam esta perda de dinamismo.

 

Comentários – As encomendas de bens duráveis em junho surpreenderam positivamente no headline e nas leituras que entram diretamente na estimativa do PIB.

Espaço Publicitáriocnseg

Durable Goods Orders (%MoM): 7,3% (esperado: 6,9%; anterior: 15,7%, revisto para 15,1%)

Durable Ex-Transp. (%MoM): 3,3% (esperado: 3,6%; anterior: 3,7%, revisto para 3,6%)

CG Orders Nondef. Ex-Air (%MoM): 3,3% (esperado: 2,2%; anterior: 1,6%)

CG Shipments Nondef. Ex-Air (%MoM): 3,4% (esperado: 2,4%; anterior: 1,5%, revisto para 1,6%)

A leitura de encomendas em três meses anualizada demonstra de forma clara o tamanho do impacto na atividade ao longo do segundo trimestre. O índice vario impressionantes -20,3%, quinto mês seguido de desaceleração, sendo o terceiro em território negativo. O componente de envios trimestral anualizado caiu -19,8%, quarto mês consecutivo em terreno negativo.

Por dentro do índice, chama novamente atenção a forte queda na encomenda de aviões civis, que desaceleraram impressionantes -462,3% no mês e -205,3% no ano. Por outro lado, veículos avançaram 85,7% no mês, levando a leitura comparada ao ano anterior para uma queda de -10,1%.

Os grupos de maquinário, eletrônicos, equipamentos elétricos e metais tiveram variação positiva das encomendas, sendo que fora eletrônicos todos tiveram variação positiva também na abertura por envios.

Os dados têm evidente viés positivo sobre a projeção do PIB no final do segundo trimestre. Isto ocorre em decorrência do relaxamento dos protocolos de isolamento social (a nível local e global) bem como dos estímulos monetários e fiscais implementados desde o final do primeiro trimestre.

Destaca-se, no entanto, o alerta para a ruptura das cadeias produtivas decorrente do novo surto de Covid-19 nos estados do sul dos EUA, o que pode impactar definitivamente a atividade neste começo de trimestre. Os surveys regionais divulgados até o momento, no entanto, não indicam esta perda de dinamismo.

Para a frente, seguimos esperando recuperação sequencial da economia americana ao longo do segundo semestre do ano, bem como implementação de forward guidance do Fed a partir da reunião de setembro. 

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

Fonte: www.modalmais.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui