BID aprova empréstimo de US$ 40 milhões para apoiar serviços agrícolas no Equador

Setor agrícola é responsável por 7,7% do PIB e quase 30% do emprego do país

422
Bandeira do Equador (foto de CAF, reprodução da Europa Press)
Bandeira do Equador (foto de CAF, reprodução da Europa Press)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo de investimento de US$ 40 milhões com o objetivo de desenvolver serviços públicos agrícolas no Equador, segundo um comunicado da instituição.

Especificamente, esse empréstimo tem um período de amortização de 25 anos, um período de carência de 5,5 anos e uma taxa de juros baseada na SOFR.

O projeto inclui a construção e adaptação de infraestrutura com critérios de sustentabilidade ambiental e acessibilidade, a implementação de soluções digitais avançadas baseadas em inteligência artificial e realidade virtual e o treinamento de técnicos e produtores na transferência e adoção de novas tecnologias.

A operação será realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIAP) e pela Agência de Regulação e Controle da Saúde Vegetal e Animal (Agrocalidad), entidades vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca.

Espaço Publicitáriocnseg

O setor agrícola do Equador é responsável por 7,7% do PIB e quase 30% do emprego nacional.

O programa beneficiará diretamente mais de 13 mil produtores, especialmente mulheres rurais, comunidades indígenas e afro-equatorianas, de acordo com projeções do BID, e contribuirá para “fortalecer a governança institucional, a resiliência climática do setor agrícola e a melhoria dos serviços públicos ligados à saúde e segurança agroalimentar”.

Europa Press

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg