BID Invest abre agenda da Semana de Sustentabilidade 2024

121

O BID Invest, braço do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com foco no setor privado, abriu nesta segunda-feira a Semana de Sustentabilidade 2024, com uma agenda virtual de 13 palestras relacionadas a tendências de gestão e implementação de boas práticas ESG. A programação presencial do evento, que reúne representantes empresariais da América Latina e Caribe, vai até quinta-feira (13), em Manaus, tendo como pilares de abordagem mudanças climáticas, investimento de impacto, bioeconomia e inclusão.

Na agenda desta segunda-feira, estiveram em destaque as palestras relacionadas a Direitos Humanos, um tema cada vez mais presente no ambiente empresarial e no setor financeiro. Rafael Benke e João Paulo Cavalcanti, respectivamente CEO e Coordenador de Empresas da Proactiva Results, falaram sobre “Direitos Humanos e negócios”.

Já Joana Zylbersztajn (foto), sócia-fundadora da consultoria Veredas DH, junto com Mayra Cotta, falou sobre “Gestão de queixas de violência e assédio baseadas em gênero”. Sua palestra foi baseada na Nota de Orientação elaborada pelo BID Invest, tendo a consultoria como parceira, para as empresas que recebem financiamento para projetos.

Para Joana Zylbersztajn, a função dos canais de denúncia das vítimas de violência e assédio é resolver problemas, por isso a gestão desses mecanismos não pode se resumir a um check list e ao simples cumprimento de uma regra – precisa estar inserida em um contexto institucional amplo, para que a solução dos casos seja efetiva.

Espaço Publicitáriocnseg

“O canal de denúncias é, principalmente, um ecossistema de prevenção e deve ser gerido junto com políticas internas, com um código de conduta e o compartilhamento de informações sobre o que é assédio. Ou seja, não é possível implementar um canal sem essa base que define exatamente quais são as condutas inadequadas, quais são os fluxos de reclamação, quem toma as decisões e como os problemas vão ser resolvidos”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui