A três meses das eleições para presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden lidera com certa folga em todas as pesquisas. No mesmo período, quatro anos atrás, Hillary Clinton igualmente aparecia à frente de Donald Trump.
Há muito que as pesquisas eleitorais têm um viés menos técnico e mais de propaganda a favor de candidatos. E assim erram muito, nos EUA, no Brasil ou na Bolívia. O certo é que as pesquisas eleitorais perderam capacidade de representar os eleitores, isso em um momento em que cada vez mais as pessoas são conhecidas a partir de dados que são obtidos, de forma permitida ou não, na internet.
Não se deve contar com rejeição a Trump por causa das mortes causadas pela má gestão do combate ao coronavírus. Esta é uma questão que, como mostram as pesquisas também aqui, no Brasil, não está resolvida na cabeça da maior parte dos cidadãos. Mais importante é saber como a economia dos EUA chegará em novembro. Como já explicou o estrategista, aos estúpidos e aos que não o são, ela mais uma vez será decisiva.
Noves fora o quadro eleitoral, uma vitória de Biden pode não ter o significado que certa esquerda atribui. Como lembra o jornal El País, o candidato democrata é o que melhor representa tudo aquilo contra o que a esquerda do Partido Democrata, liderada por Bernie Sanders, se levantou. Nem mesmo em meio à pandemia o programa democrata incluiu a saúde pública universal e gratuita, principal bandeira de Sanders.
Para o Brasil, a vitória de um não será necessariamente melhor do que a de outro. Trump ou Biden continuarão a cuidar dos interesses de seu país. Os brasileiros deveriam fazer o mesmo. A derrota de Trump não significará a derrota de Bolsonaro, nem vice-versa. A disputa política continuará, e é ela que definirá os rumos do Brasil.
Incomparável
Com o objetivo de comemorar a abertura dos atrativos turísticos da Cidade Maravilhosa, a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro acaba de inaugurar uma exposição de fotos no Facebook em conjunto com a Escola técnica de Turismo Cieth.
Denominada Rio Incomparável, a mostra traz parte do acervo de fotos do turismólogo Rafael Monteiro, que dirige a Rio.Paradise.com. Com curadoria de Viviane Fernandes e Bayard Do Coutto Boiteux, conta com apoio institucional da Sérgio Castro Imóveis, Fundação Cesgranrio, Nice Via Apia Turismo e Portal Consultoria em Turismo.
Bandeira
Com o Twitter bloqueado enquanto estava na lista da Interpol, o netinho do general Figueiredo voltou a tuitar sobre tudo. Mesmo após ser detido nos EUA como cucaracha, sua conta exibe uma bandeira estadunidense, e até desejou “Happy 4th of July!”. De 0 a 10, quão cucaracha ele é?
Rápidas
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza, nesta quinta-feira, às 9h, o Seminário Nacional de Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Municipais 2020 pelo canal do CFC no YouTube *** O Instituto Preservale aderiu ao movimento “Todos pela Amazônia”, do Greenpeace *** Entre 24 e 28 de agosto acontecerá o AB2L Law Disruption Week, encontro online com mais de 60 palestras promovido pela Associação Brasileira de Lawtchs e Legaltechs. Inscrições aqui *** A empresária Rafaella Gimenes promoverá palestra sobre como reestruturar as empresas nesse momento em que estamos vivendo. Rogério Vargas, sócio da Auddas, abordará sobre a importância do Share Economy. Será nesta quinta, às 17h, na @hilomoda *** A filial brasileira da farmacêutica sul-africana Aspen Pharma alcançou um aumento de 15% nas vendas líquidas durante o período de pandemia (março a junho) ante o mesmo período de 2019 *** O Instituto de Pesquisas Tributárias (IPT) adiou para quinta-feira (27), às 15h, o webinar gratuito “Qual é a Reforma Tributária que será discutida no Congresso Nacional?”, com o senador Roberto Rocha, presidente da Comissão Mista da Reforma. Inscrições aqui *** CAMP Mangueira e o professor e administrador Diego Bento falarão sobre planejamento pessoal em live no Instagram, na terça-feira, às 15h30 *** Esta quarta-feira, 19, é o Dia Nacional do Ciclista.















