Biden à frente nas pesquisas; Hillary também estava

A três meses das eleições para presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden lidera com certa folga em todas as pesquisas. No mesmo período, quatro anos atrás, Hillary Clinton igualmente aparecia à frente de Donald Trump.

Há muito que as pesquisas eleitorais têm um viés menos técnico e mais de propaganda a favor de candidatos. E assim erram muito, nos EUA, no Brasil ou na Bolívia. O certo é que as pesquisas eleitorais perderam capacidade de representar os eleitores, isso em um momento em que cada vez mais as pessoas são conhecidas a partir de dados que são obtidos, de forma permitida ou não, na internet.

Não se deve contar com rejeição a Trump por causa das mortes causadas pela má gestão do combate ao coronavírus. Esta é uma questão que, como mostram as pesquisas também aqui, no Brasil, não está resolvida na cabeça da maior parte dos cidadãos. Mais importante é saber como a economia dos EUA chegará em novembro. Como já explicou o estrategista, aos estúpidos e aos que não o são, ela mais uma vez será decisiva.

Noves fora o quadro eleitoral, uma vitória de Biden pode não ter o significado que certa esquerda atribui. Como lembra o jornal El País, o candidato democrata é o que melhor representa tudo aquilo contra o que a esquerda do Partido Democrata, liderada por Bernie Sanders, se levantou. Nem mesmo em meio à pandemia o programa democrata incluiu a saúde pública universal e gratuita, principal bandeira de Sanders.

Para o Brasil, a vitória de um não será necessariamente melhor do que a de outro. Trump ou Biden continuarão a cuidar dos interesses de seu país. Os brasileiros deveriam fazer o mesmo. A derrota de Trump não significará a derrota de Bolsonaro, nem vice-versa. A disputa política continuará, e é ela que definirá os rumos do Brasil.

 

Incomparável

Com o objetivo de comemorar a abertura dos atrativos turísticos da Cidade Maravilhosa, a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro acaba de inaugurar uma exposição de fotos no Facebook em conjunto com a Escola técnica de Turismo Cieth.

Denominada Rio Incomparável, a mostra traz parte do acervo de fotos do turismólogo Rafael Monteiro, que dirige a Rio.Paradise.com. Com curadoria de Viviane Fernandes e Bayard Do Coutto Boiteux, conta com apoio institucional da Sérgio Castro Imóveis, Fundação Cesgranrio, Nice Via Apia Turismo e Portal Consultoria em Turismo.

 

Bandeira

 

Com o Twitter bloqueado enquanto estava na lista da Interpol, o netinho do general Figueiredo voltou a tuitar sobre tudo. Mesmo após ser detido nos EUA como cucaracha, sua conta exibe uma bandeira estadunidense, e até desejou “Happy 4th of July!”. De 0 a 10, quão cucaracha ele é?

 

Rápidas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza, nesta quinta-feira, às 9h, o Seminário Nacional de Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Municipais 2020 pelo canal do CFC no YouTube *** O Instituto Preservale aderiu ao movimento “Todos pela Amazônia”, do Greenpeace *** Entre 24 e 28 de agosto acontecerá o AB2L Law Disruption Week, encontro online com mais de 60 palestras promovido pela Associação Brasileira de Lawtchs e Legaltechs. Inscrições aqui *** A empresária Rafaella Gimenes promoverá palestra sobre como reestruturar as empresas nesse momento em que estamos vivendo. Rogério Vargas, sócio da Auddas, abordará sobre a importância do Share Economy. Será nesta quinta, às 17h, na @hilomoda *** A filial brasileira da farmacêutica sul-africana Aspen Pharma alcançou um aumento de 15% nas vendas líquidas durante o período de pandemia (março a junho) ante o mesmo período de 2019 *** O Instituto de Pesquisas Tributárias (IPT) adiou para quinta-feira (27), às 15h, o webinar gratuito “Qual é a Reforma Tributária que será discutida no Congresso Nacional?”, com o senador Roberto Rocha, presidente da Comissão Mista da Reforma. Inscrições aqui *** CAMP Mangueira e o professor e administrador Diego Bento falarão sobre planejamento pessoal em live no Instagram, na terça-feira, às 15h30 *** Esta quarta-feira, 19, é o Dia Nacional do Ciclista.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.