Biden tem 61% de chances de chegar à Casa Branca

A mais alta que o candidato democrata já teve de vencer.

Conjuntura / 22:35 - 31 de jul de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A menos de 100 dias da disputa que escolherá o ocupante do cargo mais poderoso do planeta, uma análise da Betfair.net indica que Joe Biden alcançou a marca de 61% de chance de vencer a eleição presidencial dos EUA, a mais alta que o candidato democrata já teve de vencer.

Segundo a análise, a popularidade de Biden cresceu na última semana. No início de março, sua probabilidade de vencer a eleição era de 1%, mas o representante de Delaware viu suas chances subirem depois de bater Bernie Sanders nas primárias, e a marca de 61% de chance de vitória é a mais alta de qualquer candidato concorrendo com um presidente.

Isso contrasta com a posição do presidente Donald Trump, que viu suas chances de vencer caminharem na direção oposta, aponta a análise da Betfair.net. Depois de alcançar 67% de probabilidade de garantir um segundo mandato, o apoio a Trump foi abalado desde o início da crise do novo coronavírus, e ele agora é o presidente com menor probabilidade de ser reeleito na história, com apenas 35% de chances.

Mas pode ser cedo para anular Trump da disputa - nesse exato momento das eleições de 2016, suas chances eram ainda menores do que agora, com apenas 28% de probabilidade. Na sequência, ele conseguiu provocar uma das maiores surpresas da história da política contemporânea.


 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor