“Big shame” O bama

“Big shame” O bama
Único Prêmio Nobel da Paz envolvido em três guerras simultâneas, o presidente Barack Obama, passou pelo vexame adicional de ver a maioria republicana  na Câmara dos Deputados rejeitar um texto que autorizava a intervenção militar estadunidense na Líbia. O Partido Republicano é umas mais emblemática representações da verve expressa por Cazuza em Burguesia – “é a direita, é a guerra”.

Questão de soberania
O voto republicano, registre-se, foi mais orientado por questões fiscais, dentro da sua busca por um Estado mínimo – leia-se, não gastar dinheiro com os não ricos – do que de crítica à invasão do território líbio. Ao mesmo tempo, porém, o Congresso local, diferentemente do tupiniquim, é bastante cioso das suas atribuições. Por isso, a decisão de Obama de atacar a Líbia, sem consultar o Parlamento enfureceu os congressistas, incluindo os democratas.

A conta – 1
O governo do Japão estuda a criação de um fundo para financiar o controle de radiação nuclear no país. O objetivo é que o fundo reúna o equivalente a pouco mais de US$ 1 bilhão, em parceria com as prefeituras da região de Fukushima, para monitorar, com exames de saúde regulares, aproximadamente 2 milhões de pessoas que vivem na área por cerca de 30 anos.
A operação das usinas nucleares estava a cargo de uma empresa privada, que buscava o máximo retorno para seus acionistas. A limpeza da – digamos – bagunça fica a cargo do Estado. Alguma surpresa nisso?

A conta – 2
Os sindicatos de funcionários públicos do Reino Unido estão mobilizados para realizar o que promete ser a maior paralisação do setor em décadas, no próximo dia 30, em protesto contra as medidas pretendidas pelo governo de David Cameron para tungar o sistema de aposentadoria.

Tabelinha
Em mais um capítulo da política de morde-assopra, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou a lentidão nas obras dos aeroportos e estádios para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Em entrevista em Moscou, na Rússia, Valcke foi incisivo, inclusive, nas críticas à qualidade do Maracanã, afirmando que o estádio ainda não tem nível para uma competição mundial. Criticou também os aeroportos.
Em abril, o presidente reeleito da Fifa, Joseph Blatter, depois de criticar a organização d Copa do Mundo de 2014, disse estar satisfeito com o detalhamento das obras enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CPF).
A Fifa se desdobra em exigências, mesmo após cumpridas as anteriores, e ninguém sabe se são apenas recomendações, transformadas em obrigações pela CBF, ou se são realmente obras obrigatórias. O resultado, porém, é conhecido: o custo do Mundial de 2014 fica cada vez maior. Se nas Olimpíadas, em 2016, fosse incluída a prova “salto de orçamento”, os dirigentes e governantes brasileiros garantiriam ouro, prata e bronze.

Negócios à parte
Os prognósticos de que a Islândia iria ser banida dos mercados financeiros, após a população islandesa, em abril, ter se recusado, pela segunda vez, a aceitar os termos do pagamento do empréstimo-ponte de 3,9 bilhões de euros feito pelo país para ressarcir os investidores britânicos e holandeses prejudicados pela quebra do Landsbanki islandês, em 2008, foram – como diria Mark Twain – um tanto exagerados.
Assim como já ocorrera com a Malásia, na crise asiática de 1997-98, os investidores internacionais reagiram entusiasticamente à primeira oferta de títulos governamentais islandeses pós-ruptura das regras, semana passada,informa o boletim eletrônico semanal Resenha Estratégica. Apesar de os juros oferecidos pelos títulos com maturação em cinco anos terem sido elevados, para 5% ao ano, ainda assim ficaram abaixo das taxas exigidas por seus equivalentes irlandeses e gregos.

Mulheres em alta
Não é apenas no Brasil que as mulheres estão em alta no poder. Também no Peru, o recém-eleito presidente, Ollanta Humala, que toma posse no próximo dia 28, deve ter três mulheres em postos-chave do seu governo. São a vice-presidente eleita, Marisol Espinoza; a mulher de Humala e fundadora do Ganha Peru, Nadine Heredia; e Veronika Mendoza, deputada eleita por Cusco. Dos 18 membros da equipe de transição, porém, apenas dois são mulheres.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRating do Piigs
Próximo artigoCentralizar

Artigos Relacionados

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Últimas Notícias

Prazo para Apresentação do 3º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que todas as empresas inscritas interessadas em participar do 3º Ciclo...

Governo aposta na abertura do mercado de gás natural em Rondônia

O governo acredita que a abertura do mercado de gás natural no estado de Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos...

Faturamento da mineira Lett avançou 70% em 2021

A Lett, startup mineira especialista em Trade Marketing Digital, reportou que em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70%...

Relatório lista marcas chinesas como globalmente mais fortes

Várias empresas chinesas figuram entre as marcas mais fortes e de crescimento mais rápido do mundo listadas pelo relatório “Global 500 2022”, da consultoria...

Brasil quer retaliar países em disputas paralisadas na OMC

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio...