A cesta Black Friday (produtos de linha marrom e linha branca, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, suplementos para academias, eletrodomésticos, eletrônicos, acessórios para casa, itens de perfumaria, entre outros) apresenta desempenho superior à média dos demais itens (mercearias, perfumaria, perecíveis, bebidas e limpeza). Os dados são de levantamento da Scanntech, segundo o qual em 2022, houve um crescimento expressivo de 17,1% nas vendas unitárias da cesta em comparação a 2021, superando o incremento de 15,9% da média geral de todas as cestas. No entanto, a média de preço da cesta sazonal da Black Friday cresceu de forma mais moderada, registrando um aumento de 9,5%, enquanto a média geral de itens teve um aumento de 17,7%. Esta diferença pode ser atribuída, em parte, ao impacto significativo das commodities nos preços, influenciados pela guerra na Ucrânia que impulsionou o preço da média geral de itens e não teve tanto impacto na cesta de Black Friday.
Além disso, durante a Black Friday, os consumidores tendem a optar por marcas mais premium, elevando o preço médio das categorias. Um dado adicional relevante é a diminuição de 1,5 pontos percentuais na participação do uísque, uma categoria de alto valor, na cesta da Black Friday, sendo compensada pelo aumento da participação de refrigerantes, o que contribuiu para a redução do preço médio.
Entre os produtos mais procurados na época no canal alimentar, estão os de linha marrom, que em 2022 apresentaram uma alta expressiva de 115,1% em relação à venda média no ano, seguido por categorias da cesta de bebidas alcoólicas como uísque (105%) e gim (64,7%) e linha branca (50,2%), cujas vendas registram incremento superior a 50%.
Outros produtos, como café cápsula, energético e sorvete também registraram forte aumento de vendas na semana da Black Friday, com incremento de mais de 20% em relação à média do ano.
A análise realizada tíquete a tíquete em mais de 40 mil estabelecimentos aponta que, antes mesmo da última sexta-feira de novembro, data que é comemorada a Black Friday, as vendas já começam a apresentar alta. No ano passado, uma semana antes da data, a cesta sazonal já registrava aumento de participação nas vendas totais, chegando a 12%, superando assim a participação média do ano (10,5%). Na semana da Black Friday, a participação chegava a 12,7% e caindo na semana seguinte para 10,7%.
Em termos de canais, a participação da cesta Black Friday no total das vendas é maior no atacarejo regional, que ficou em torno de 16% em 2021 e 2022, que em relação aos supermercados, cuja participação em 2022 foi de 12,3%. Em 2022, os supermercados tiveram um aumento de 17,5% nas vendas unitárias quando comparados aos atacarejos, com variação de 14,8%. No entanto, o incremento de faturamento nos atacarejos regionais (29,5%), superou o observado nos supermercados (26,7%) na semana da Black Friday de 2022 em relação ao ano imediatamente anterior, movimento este impulsionado pelos maiores aumentos de preços nos atacarejos, que atingiram 18%, contra 8% nos supermercados.
Em 2022, as vendas do varejo no quarto trimestre representaram 29% do total do ano, sendo que o mês de novembro representou 47% deste total.
Segundo levantamento da GfK, os principais motivos para compras durante a Black Friday são 49% substituir um produto quebrado, 18% upgrade de um produto que já utiliza, 15% primeira compra de um item novo, 14% produto adicional; e 4% reposição de um item por perda ou roubo.
A jornada de compra desse consumidor vai além da sexta-feira: 24% dizem que levam alguns dias até efetuar a compra, enquanto 21% dizem se programar por oito ou mais semanas.
O mercado de eletroeletrônicos está em um momento equilibrado em relação à 2022, mesmo sofrendo com a queda nas vendas. Para o quarto trimestre, os resultados ainda não serão positivos, mas serão melhores do que o começo do ano.
Uma das categorias mais buscadas durante da Black Friday é a de smartphones.
A classe C sempre foi a grande protagonista em compras na Black Friday, mas a crise econômica do país, com juros altos e uma menor faixa de crédito para esse publico, a incidência de compras deste consumidor não foi tão alta nos últimos dois anos. Para 2023, a expectativa é que este publico volte a consumir no período promocional, mas de maneira mais indulgente, buscando itens que componham a sua cesta. Além disso, as bebidas premium tendem a ganhar destaque nas promoções em 2023.
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