Blefe

“Em janeiro do ano passado, e não sem razão, as apostas eram muito contraditórias, para não dizer que se somavam no lado do pessimismo. Poucos podiam imaginar que o Brasil, um ano depois, tivesse conseguido não apenas voltar a ter mais do que esperança, mas ter já dado passos concretos na direção do crescimento econômico.” Vindo de FH, este texto pode soar como autocrítica, após quatro anos referendando a política de congelamento artificial do câmbio. A tão decantada – pela equipe tecnocrata – catástrofe que a desvalorização do real traria não passou de um blefe. FH, porém, é soberbo demais para fazer autocrítica. Poderia, pelo menos, ser mais comedido nos elogios. Primeiro porque, mesmo livre da armadilha cambial, o Brasil ainda tem que mudar o modelo econômico para almejar crescimento; e segundo, para os milhões de desempregados e milhares de empresários pressionados pela alta de custos, tanto otimismo poderia soar como alienação.

Desinterditando o debate
O deputado federal Ricardo Maranhão (PSB-RJ) debate hoje, às 22h30m, no programa Tribuna Independente, da Rede Vida de Televisão, as mudanças no setor do petróleo, as privatizações e as mudanças na previdência social. É umas das raras oportunidades de ouvir na mídia do País um contraponto ao discurso único.

Arroz recordista
O produtor Aldolino Avi, do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, bateu o recorde mundial de produtividade de arroz, com 14,4 toneladas do produto por hectare com um único cultivo por safra. O recorde estabelecido por Avi é seguido de perto por outros produtores do município. A produção do estado deve melhorar ainda mais, pois a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina, lançou nova cultivar de arroz irrigado, a Epagri 109. Ela é capaz de produzir dez toneladas por hectare, garantindo a excelência do grão e alto rendimento industrial.

Precoce
Sete por cento dos chefes de família do bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo, têm entre 10 e 24 anos. O bairro, com 52.258 moradores, concentra 6,7% dos 833.379 habitantes do município. Os dados constam da pesquisa sobre o perfil sócio-econômico de Jardim Catarina que o Sebrae divulga hoje. Segundo a pesquisa, o bairro é uma área domiciliar, auto-suficiente em serviços, mas pouco capaz de gerar empregos. Os seus setores mais promissores para investimentos são a criação de caprinos, a produção de queijo coalho e a produção de doces e salgados para comemorações religiosas.

Arcaico
Mais de 162 mil assinaturas contra a exibição do filme Dogma foram entregues ao Ministério da Justiça pela TFP – Tradição, Família e Propriedade, que vê na obra uma “violação e desrespeito à lei de Deus e à Santa Igreja Católica”. Não se sabe se mais espantoso é a quantidade de assinaturas ou o fato da TFP ainda existir nos dias de hoje.

Terapia de Bagé
Esta coluna sugere aos advogados de Sérgio Naya a publicação de todos os votos dados por ele como deputado no Congresso. Com a devida vênia de Luis Fernando Veríssimo, a relação dos votos de Naya equivaleria à terapia do Analista de Bagé para tratar dor de cabeça com joelhaço nas partes baixas. Ou em psicanálise menos primitiva, a um deslocamento.

Extra
Quase metade dos trabalhadores com direito ao abono do PIS ainda não receberam seu dinheiro. A Caixa Econômica espera fechar o exercício 1999/2000 com pagamento de 86% dos abonos, melhor índice dos últimos anos. São 4,5 milhões de trabalhadores identificados com direito ao benefício, no valor de um salário mínimo.

Lá e cá
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) cobrou do Procurador-Geral da República a denúncia do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, bem como seu julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, em função das conclusões da CPI do Senado que investigou crimes no sistema financeiro e da denúncia de Lopes em inquérito da Polícia Federal. “Neste momento os olhos do povo estão colocados sobre a Justiça e o Procurador”, destacou o parlamentar. Ele lembrou que no Japão “o último ex-presidente do Banco Central está na cadeia, enquanto o seu antecessor suicidou-se para não ser preso também”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAmeaça
Próximo artigoCoberto curto

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,