Blefe

No dia 13 de agosto, ACM anunciou ao País que, durante um ano, o preço dos combustíveis não subiria. A promessa não se sustentou durante seis meses. Ontem, os consumidores voltaram a pagar mais caro para encher o tanque do carro. Moral da história: ACM pode até mandar um pouco mais do que o presidente FH – o que não é muita vantagem – mas manda incomparavelmente menos do que o FMI, o que, em se tratando do presidente do Senado, é uma vergonha.

Telhado de vidro
ACM tem todo o direito de dizer que não gostou da autoconcessão de auxílio-moradia ao Judiciário, mas não de criticar os ministros do Supremo Tribunal Federal por terem comprado apartamentos espaçosos por preços subsidiados. Afinal, tal benefício foi parte integrante das primeiras medidas moralizadoras da era Collor. E ACM & família apoiaram Collor até o último minuto.

Sem função
Depois o presidente FH se queixa quando é chamado de Rainha da Inglaterra. Primeiro, institui o FGTS opcional para os empregados domésticos, depois diz caber ao ministro da Previdência deliberar sobre o novo valor do salário mínimo. Só falta transferir para o contínuo a decisão de continuar ou não servindo cafezinho a seus convidados.

Exaustão
A poluição da infovia com excesso de propaganda a cada clique pela Internet pode estar provocando efeito contrário. Já tem internauta que não suporta sequer ver anúncio eletrônico enquanto navega.

Furada
Lembrete aos incautos que pensam em lançar ao sabor das flutuações das bolsas os recursos mantidos no FGTS. Levantamento do Dieese revelou que, até 1997, das 13 principais empresas privatizadas, com capital aberto, 11 deram prejuízos a seus acionistas.

Prevenção
O bloco “Só se for de camisinha”, antecipando o carnaval, sai hoje disposto a cair na folia sem esquecer de que sambar rima com conscientizar. A concentração dos carnavalescos e da banda será no Paço Imperial, entre 11h e 13 h, com farta distribuição de camisinhas. O bloco é organizado pelo Sindicato dos Bancários do Rio, pelo Centro de Desenvolvimento e Apoio a Programas de Saúde e pela Casa da Mulher Trabalhadora. Participarão também agentes dos núcleos de prevenção das DST/Aids da Mangueira, do Lins e Vasconcellos e do complexo Grajaú-Jacarepaguá.

Pistas
A propósito de brigas borbulhantes, o Cade poderia explicar ao distinto público o que é venda casada?

Armas
Sabe-se agora, segundo a mídia “chapa branca”, que o PFL vinga-se do presidente FH fazendo demagogia com o salário mínimo. Falta esclarecer como FH vinga-se da rejeição da opinião pública: será criando um novo Proer?

Hood
Depois de examinar alguns dos nomes cujas casas supostamente teriam sido assaltadas por Mauricinho Botafogo, um gaiato, já embalado pelas muitas rodadas de chope com os amigos, expôs uma dúvida: “Em vez de ser preso, esse cara deveria é receber uma condecoração nacional!”

Sem glamour
Glauber Rocha não convidou FH para trabalhar em Terra em transe, como especularam bajuladores apressados. O sonho alimentado pelo cineasta, entre 1974 e 79, era filmar Odysseya, tendo FH no papel do sedutor, mas tinha dúvidas “se o Pryncype topa contracenar nu com Ariadne no Labyrunto do Cebrap”. Para Glauber, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) era “o gancho do Pentágono no Brasyl”. Ainda segundo a visão do cineasta, “Fernando Henrique Cardoso é apenas um neocapitalista, um kennediano, um entreguista”. As impressões de Glauber sobre FH podem ser revisitadas em O príncipe da moeda, de Gilberto Felisberto Vasconcellos, editado, em 1997, pela Espaço e Tempo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMais barato
Próximo artigoPente fino

Artigos Relacionados

Plano B dos bilionários dos EUA

Fuga dos impostos, de Trump e dos bloqueios levam a dupla cidadania.

É a inflação, estúpido

Preços não dão trégua a Bolsonaro em ano de eleição.

Brasil: 3% da população, 6% dos desempregados do mundo

Pode colocar na conta de Bolsonaro–Guedes.

Últimas Notícias

Mães: tentativas de fraudes caíram 4% de 2021 para 2022

Apesar da queda no volume, valor de fraudes evitadas foi 9,3% superior no período; já sexta-feira, 13 teve aumento de 120% no último ano.

Indústria deve qualificar 9,6 milhões de pessoas até 2025

Segundo a CNI, '79% da necessidade de formação nos próximos quatro anos serão em aperfeiçoamento.'

Gastos com delivery subiram 24% em 2021 ante 2020

Cada brasileiro gastou, em média, R$ 16,21 por refeição fora do lar.

Exportação de sucata ferrosa cresceu 43% em abril

Preços se acomodaram; após pressão forte no mercado em função da guerra e da China, tendência é de normalização no Brasil.

Correspondentes bancários são punidos por irregularidade em consignado

Sidney: 'assédio comercial leva ao superendividamento do consumidor; isso não interessa a ninguém, nem ao consumidor nem aos bancos'.