Bloco dos Sujos

112

A divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, ameaçando o país com nova escalada dos juros, às vésperas do Carnaval, não se limitou ao economês característico da nomenclatura incrustada no BC. Serviu também para revelar a constituição de mais um bloco carnavalesco: o GRUCC, Grêmio Recreativo Unidos Contra o Crescimento.

Quarta de Cinzas
O GRUCC Poderia aproveitar o embalo da folia e, depois de se acabar nesses quatro dias, desaparecer na Quarta-Feira.

Rainha do Planalto
A folia também poderia ser engrossada pelo Bloco Eu Não Sei de Nada, cujo presidente, diretor de bateria, compositor e mestre-sala seria o presidente Lula.

Sazonal
As vendas de antiácidos, analgésicos, preservativos e medicamentos para mal-estar e enjôo devem ter registrado aumento de 40% nesta semana que antecedeu o Carnaval, principalmente nas cidades turísticas. A previsão é da Farmais, maior rede de franquias de drogarias com 550 lojas nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo a Farmais, nesse período também ocorre forte aumento na procura por medicamentos para disfunção erétil, protetores solares e fraldas descartáveis, além de creme contra assaduras, lenços umedecidos e hastes flexíveis.

Espaço Publicitáriocnseg

Batente na folia
Inexiste legislação em âmbito federal determinando feriado nos dias de Carnaval e Cinzas, informa a consultoria Veritae. Ela acrescenta, porém, que “se a empresa já adotou o critério da não-compensação desses dias, a alteração do critério pode ser entendida como uma alteração prejudicial ao empregado, estando sujeita a contestações judiciais e fiscais”. Já para as instituições financeiras, de acordo com a Resolução 2.932/2002 do BC, a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval não são considerados dias úteis e na Quarta-feira de Cinzas deverá haver atendimento ao público por, no mínimo, duas horas.

Espuma
Quem pretende brincar o Carnaval deve saber que nem toda espuma em spray é ilegal ou prejudica a saúde. Produtos como Flokco Loco, da Aerojet Química Industrial, têm aprovação da Anvisa e do Inmetro, garante o fabricante, localizado em Duque de Caixas (RJ).

Água limpa
Cerca de cem funcionários da Nova Cedae, companhia de saneamento do Estado do Rio de Janeiro, vão fiscalizar a qualidade da água distribuída no Sambódromo e no Terreirão do Samba, além de garantir que o esgoto terá destino correto.

Assado
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Mangaratiba (RJ) Carlos Busatto Júnior por irregularidades na execução de convênio entre o município e o Ministério da Integração Nacional para canalização do Córrego do Leitão. Juntamente  com o ex-secretário de Obras Pedro Luiz Barbosa e a Pedreira Sepetiba Ldta., Busatto Júnior terá de devolver R$ 107.445 aos cofres públicos, acrescidos de multas individuais de R$ 3 mil a ser paga por cada um dos acusados. De acordo com o TCU, as principais irregularidades constatadas referem-se a “pagamentos indevidos para escavação de jazida, transporte de material para local de difícil acesso e superfaturamento na compra de concreto”. O relatório identificou ainda a construção de duas pontes e de duas travessias de pedestres que não estavam previstas no edital.

Viola no saco
A desmobilização dos movimentos sociais pós-governo Lula chegou ao Carnaval. Bloco cuja marca registrada nos seus 25 anos de existência sempre foi a irreverência política, o Barbas desafinou no Carnaval deste ano. Apesar de o enredo – “No Barbas não tem apagão, só samba, chope e avião – insinuar algum tipo de crítica, os dois sambas vencedores do bloco, que desfila, sábado, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, se limitam a lantejoulas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui