Animado com o aquecimento do movimento nas lojas especializadas em produtos para o Carnaval, principalmente pelo grande número de foliões dos blocos carnavalescos que não exigem fantasias padronizadas, a expectativa do comércio carioca é de um incremento de 3,5% nas vendas até o fim do período, superando a estimativa anterior de 2,0%. A informação é do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio).
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio e do Sindilojas-Rio, as vendas de produtos para o Carnaval vão contribuir significativamente para o total das vendas no mês de março.
“O lojista está animado e a presença do grande número de turistas nacionais e estrangeiros na cidade estimula e movimenta o comércio. Mas o fenômeno que tem colaborado bastante para o aumento das vendas de produtos para o Carnaval é o crescimento do número de blocos carnavalescos, que por não usarem fantasias padronizadas contribuem bastante para as vendas de adereços, fantasias, chapeus, fitas, camisetas, meias, bermudas, shorts, sandálias e outros produtos”, diz Aldo.
De acordo com a da Prefeitura do Rio de Janeiro, a previsão é de que este ano o Carnaval do Rio mobilize 6 milhões de pessoas para assistir à maior festa popular do mundo e os blocos de rua, gerando a entrada de milhões de dólares na economia da cidade.
Segundo os lojistas adereços e fantasias, tecidos, bermudas, shorts, camisetas, linha de praia – biquini, maiô, saídas de praia – e vestuário comum são os produtos que estão sendo mais vendidos. O preço médio das compras está em torno de R$ 150 e os clientes estão utilizando o cartão de crédito, Pix, dinheiro, cartão de débito como forma como forma de pagamento.
Já estudo da Shopee intitulado “Data Shopee” apontou as buscas e as vendas de itens temáticos no Rio de Janeiro no período dos últimos 45 dias e registrou que, entre os destaques, o termo “fantasia Fernanda Torres” teve aumento de mais de 40 vezes nas buscas. O termo Globo de Ouro também obteve um aumento de mais de oito vezes nas buscas.
Outros produtos que se destacaram na busca dos foliões foram fantasia Neymar e fantasia Belo. Entre os itens mais vendidos para a folia estão meia arrastão, fantasia Minecraft, leque e fantasia Moana, mostrando a diversidade de estilos e inspirações que devem marcar o Carnaval 2025.
A busca por fantasias Plus Size cresceu 11 vezes, enquanto as vendas aumentaram mais de 21 vezes.
Leia também:
Taxa de inadimplência de aluguel no Rio tem alta em fevereiro
Orçamento das famílias neste início de ano está apertado
Alerj vota programa de inovação sustentável em regiões com baixo IDH
Programa prevê a sistematização de um portfólio de tecnologias sustentáveis para futura aplicação em larga escala
O Jovem Frankstein, no Teatro Cesgranrio
O espetáculo ficará em cartaz até o dia 6 de abril
Valores de aluguéis no Rio subiram 0,27% em janeiro
Aumento acumulado chegou a 24,17% em 12 meses; bairros como Flamengo, Vila Isabel e Rio Comprido registram maior percentual de crescimento
Medalha Raymundo Faoro
Plenário Evandro Lins e Silva
Canções para o Coração, na Julieta de Serpa
Traz ao palco os grandes clássicos da música mundial