Animado com o aquecimento do movimento nas lojas especializadas em produtos para o Carnaval, principalmente pelo grande número de foliões que vão desfilar nos blocos carnavalescos, a expectativa do comércio carioca é de um incremento de 3,5% nas vendas até o fim do Carnaval. É o que mostra a pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio), que ouviu 200 empresários da Cidade do Rio entre 9 e 13 de janeiro para conhecer a expectativa de venda de produtos para o Carnaval.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio, e do Sindilojas-Rio os produtos para o Carnaval vão contribuir significativamente para o aumento das vendas no mês de janeiro e fevereiro.
“O lojista está animado e a presença do grande número de turistas nacionais e estrangeiros na cidade estimula e movimenta o comércio. Mas o fenômeno que tem colaborado bastante para o aumento das vendas de produtos para o Carnaval é o grande número de blocos carnavalescos, que por não usarem fantasias padronizadas, contribuem bastante para as vendas de adereços, fantasias, chapéus, fitas, camisetas, bermudas, shorts e sandálias”, diz Aldo.
Segundo os lojistas, adereços e fantasias, tecidos, bermudas, shorts, camisetas, linha de praia – biquini, maiô, saídas – e vestuário comum são os produtos que estão sendo mais vendidos. O preço médio das compras está em torno de R$ 150 e os clientes estão utilizando o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de dinheiro, PIX e cartão de débito.
A pesquisa mostra também que as lojas do centro da cidade e da Zona Norte estão vendendo mais que as da Zona Sul e Oeste.