Um homem trabalha na fábrica Tiexi da BMW Brilliance Automotive (BBA) em Shenyang, capital da província de Liaoning, no nordeste da China, em 17 de fevereiro de 2020. (Xinhua / Pan Yulong)
SHENYANG, 16 Dez (Xinhua) – A montadora alemã de carros de luxo BMW anunciou nesta quinta-feira sua estratégia de progressão no mercado chinês, com três fábricas novas ou modernizadas para inaugurar em 2022.
Em sua coletiva de imprensa de Ano Novo, o Grupo BMW da China disse que está determinado a continuar sua estreita cooperação com a indústria automobilística da China e atribui importância às demandas do mercado chinês no desenvolvimento de novos produtos.
“O que move a China hoje, moverá o mundo amanhã. É um lugar perfeito e um grande parceiro para o Grupo BMW conduzir a transformação”, disse Nicolas Peter, membro do conselho de administração da BMW AG, responsável por finanças e assuntos relacionados à China.
“No próximo ano, três fábricas novas ou modernizadas serão inauguradas em Shenyang e Zhangjiagang. Em breve, estaremos lançando o segundo veículo elétrico a bateria BMW (BEV) de Shenyang. É uma série-3 totalmente elétrica, reforçando ainda mais a posição da China como uma das três principais bases de produção de veículos de nova energia do Grupo BMW no mundo todo “, acrescentou Peter.
Ecoando a iniciativa verde da China, o grupo também está acelerando sua oferta de produtos BEVs na China. Em 2021, o volume de vendas do BMW iX3 totalmente elétrico deve chegar a 20.000 unidades em seu primeiro ano de vendas. Em 2022, a BMW apresentará cinco BEVs para clientes chineses e, até o final de 2023, o grupo vai oferecer cerca de 13 BEVs no mercado chinês.
Em 2025, um quarto das vendas do Grupo BMW da China será BEVs, acrescentou.
O grupo disse que estabeleceu na China seu maior centro de P&D e pegada digital fora da Alemanha, com uma equipe de mais de 1.650 funcionários, incluindo cerca de 600 desenvolvedores de software. Fim