BNDES faz parceria com a EPE

250
Fachada do BNDES: divulgação
Fachada do BNDES: divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa pública federal, assinaram, nesta quarta-feira, acordo de cooperação técnica para estudar incentivos à restauração florestal por meio de créditos de carbono. Com a iniciativa, as empresas dos setores de petróleo e gás terão ampliadas as oportunidades de compensações de emissões de gases de efeito estufa.

A Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, será a gestora e executora deste acordo de cooperação, em conjunto com a Área de Gestão Socioambiental do BNDES. “Os resultados fornecerão subsídios para elaboração de um documento-síntese com a proposição de instrumentos de transferência de recursos das empresas para atividades de sequestro e armazenagem de carbono no setor florestal, a título de compensação de emissões, além de alcance de benefícios coletivos relacionados à água, biodiversidade, solo e microclima”, informou o BNDES.

O setor de petróleo e gás é a terceira maior fonte de emissões brutas de gases de efeito estufa no Brasil. Um dos grandes desafios dessa indústria é reduzir as emissões ao longo da cadeia de produção e consumo. “A maior parte das reduções esperadas de emissões virá de investimentos nas suas próprias unidades de produção, a exemplo de eficiência energética e injeção de dióxido de carbono (CO2) nos poços. A compensação de emissões com créditos de carbono terá um papel complementar, principalmente no curto prazo, com benefícios para o setor florestal”, destacou o banco de fomento.

Leia também:

Espaço Publicitáriocnseg

Dedução do IRPF para reduzir emissão de Gases do Efeito Estufa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui