O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou a primeira liberação, no valor de R$ 2,9 bilhões, para a Concessionária Linha Universidade S.A. (CLU). A parcela faz parte de contrato de financiamento para a fase de construção da Linha 6 do metrô de São Paulo, no valor de R$ 6,9 bilhões destinado pelo BNDES. Além do banco de fomento, o investimento total previsto no projeto é de R$ 17 bilhões, financiados por um consórcio de 11 bancos, no modelo project finance non recourse, no qual o risco é mitigado com operações de garantia e seguros.
Além dos acionistas Société Générale, um dos principais conglomerados financeiros franceses, e da STOA, controlada por bancos também franceses, o projeto conta ainda com instituições financeiras privadas que prestam garantia de até 48% da dívida durante o período de construção e início de operação.
No projeto, serão criadas 15 estações e seus acessos em 15,3 km de via, construídos três terminais de ônibus, um pátio de estacionamento de trens e adquiridos 22 novos trens (132 vagões) e sistemas, além de contar investimentos sociais em comunidades do entorno das estações.
O BNDES divulgou que as obras devem ser finalizadas em setembro de 2025, quando terá início o período de operação comercial da linha, com duração de 19 anos. O empreendimento é o maior projeto de mobilidade urbana em desenvolvimento na América Latina atualmente, com previsão de atender cerca de 650 mil passageiros por dia útil.
Conexão educacional
A apelidada Linha Universidade permitirá acesso a uma série de instituições de ensino, em especial universidades, como por exemplo UNIP, FMU, FGV, PUC-SP, Universidade Presbiteriana Mackenzie e FAAP. Além disso, a linha permitirá acessos também a alguns hospitais, como o Hospital Brasilândia e o Hospital Vila Penteado.
A Linha 6 fará integração com a Linha 7 (Rubi) e a Linha 8 (Diamante) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Estação Água Branca, e com a Linha 1 (Azul) e Linha 4 (Amarela) do metrô nas estações São Joaquim e Higienópolis/Mackenzie, respectivamente. Os três terminais de ônibus a serem implantados no projeto estarão localizados nos bairros de Brasilândia, João Paulo I e Vila Cardoso.