Documento vazado pelo site Wikileaks mostra a participação do juiz Sérgio Moro em um seminário realizado no Rio de Janeiro, de 4 a 9 de outubro de 2009, de interesse dos Estados Unidos. O telegrama da embaixada norte-americana não traz nenhum fato desabonador ao magistrado, nem a seus pares de todos os estados que participaram do evento. Mas é interessante para mostrar como os EUA buscam infiltrar seus interesses nos outros países.
O seminário era sobre Crimes Financeiros, mas o principal objetivo era juntar forças contra o terrorismo. O telegrama elogia a disposição da comunidade jurídica de atacar o tema, ao contrário – segundo os EUA – de representantes do Itamaraty, que preferem abordar o assunto de forma mais genérica, como “crimes transnacionais”.
Moro foi um dos palestrantes do seminário. Chamou atenção dos EUA o interesse dos membros do Judiciário em obter treinamento prático no combate aos crimes, incluindo “como preparar uma testemunha para depor”. O documento pode ser lido em https://wikileaks.org/plusd/cables/09BRASILIA1282_a.html
Inclui fora dessa
Falando em seminário, subiu no telhado o convescote que o instituto ligado ao ministro Gilmar Mendes programou para Lisboa, na próxima semana. O IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito pretende reunir alguns dos protagonistas da destituição de Dilma Rousseff, como os ilustres “juristas” Aécio Neves e José Serra (também estava prevista a participação de Michel Temer, mas ele cancelou a viagem). Diante da saia justa, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e até o conservador ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho devem alegar problemas de agenda e não comparecer ao evento.
Transparência
O juiz Sérgio Moro, que defende que conversas entre governantes devem ser de conhecimento da população, faria bem à transparência se determinasse que todo contato entre os integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato e a mídia – amiga ou independente – fosse gravado e imediatamente divulgado.
Antidemocrático
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu uma nota oficial em que externou sua preocupação com a crise política e econômica no país. Para a entidade, há politização na forma de agir da Polícia Federal na Operação Lava Jato.
“A relativização dos direitos fundamentais, como se os fins justificassem os meios, a inaceitável politização do modo de agir da Polícia Federal e a adoção de práticas autoritárias, verdadeiros atos antidemocráticos de força, como a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justificada em nome da ‘ordem pública’, lembram a Lei de Segurança Nacional e aproximam setores do Judiciário das práticas de exceção a serviço de interesses políticos particularistas.”
“A ameaça à democracia também está materializada nos intentos de Reforma da Previdência, de sobreposição do acordado sobre o legislado, como desejado pelo novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e pelos cortes orçamentários que comprometem tanto o futuro da universidade pública quanto o de áreas estratégicas para o país, como a Ciência, a Tecnologia e a Cultura”, protesta o Conselho da UFRJ.
Samba do alemão doido
Nota de divulgação da Mercedes-Benz diz que a montadora “dá início à produção de automóveis no Brasil, com uma nova fábrica em Iracemápolis”. Como a empresa alemã já produziu em Juiz de Fora os carros Classe A e C, chega-se à conclusão que a cidade mineira fica, na verdade, na Argentina.
Olhos da cara
A plataforma de pesquisa online PiniOn ouviu 3 mil pessoas sobre os preços na Páscoa. De 73% que afirmou ter comprado produtos de chocolate em 2015, 47% acredita que os produtos estão muito mais caros e 45%, que estão apenas mais caros, em relação ao ano passado.
Imparcialidade
O Jornal Nacional inovou o repertório de desculpas para evitar noticiar o que todos os espectadores queriam ouvir: a lista de beneficiados pela Odebrecht. Além de relegar o fato a segundo plano, William Bonner avisou que não divulgaria nomes, pois eram mais de 200 envolvidos e não haveria tempo para mencionar todos… No dia seguinte, esta quinta, o Bom Dia Brasil retirou das manchetes a lista. Fica fácil ver por que a audiência do noticiário global está definhando.
Rápidas
“O crescimento do downstream” é o curso que o Ibef-Rio realiza em abril. Mais informações: (21) 2217-5566 *** Prossegue até domingo a Páscoa Divertida no Carioca Shopping, com diversas atividades gratuitas para crianças, das 14h às 20h *** O Conselho das Cidades (ConCidades) prorrogou o prazo para a convocação das conferências municipais e estaduais, que agora passa a ser até 8 de abril, para Etapa Estadual, e até 6 de maio, para a Municipal. A 6ª CNC ocorrerá de 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília *** O RIOgaleão participará, dia 31, da Conferência Wings of Change 2016, em Santiago (Chile). Trata-se do maior evento do segmento de aviação da América Latina *** Congressistas dos partidos colombianos Liberal, Conservador e La U e outras forças políticas formaram um comitê nacional da campanha Unidos X Ecopetrol, que pretende evitar o esvaziamento da estatal do petróleo.