Boas relações interessam aos EUA

Documento vazado pelo site Wikileaks mostra a participação do juiz Sérgio Moro em um seminário realizado no Rio de Janeiro, de 4 a 9 de outubro de 2009, de interesse dos Estados Unidos. O telegrama da embaixada norte-americana não traz nenhum fato desabonador ao magistrado, nem a seus pares de todos os estados que participaram do evento. Mas é interessante para mostrar como os EUA buscam infiltrar seus interesses nos outros países.

O seminário era sobre Crimes Financeiros, mas o principal objetivo era juntar forças contra o terrorismo. O telegrama elogia a disposição da comunidade jurídica de atacar o tema, ao contrário – segundo os EUA – de representantes do Itamaraty, que preferem abordar o assunto de forma mais genérica, como “crimes transnacionais”.

Moro foi um dos palestrantes do seminário. Chamou atenção dos EUA o interesse dos membros do Judiciário em obter treinamento prático no combate aos crimes, incluindo “como preparar uma testemunha para depor”. O documento pode ser lido em https://wikileaks.org/plusd/cables/09BRASILIA1282_a.html

Inclui fora dessa

Falando em seminário, subiu no telhado o convescote que o instituto ligado ao ministro Gilmar Mendes programou para Lisboa, na próxima semana. O IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito pretende reunir alguns dos protagonistas da destituição de Dilma Rousseff, como os ilustres “juristas” Aécio Neves e José Serra (também estava prevista a participação de Michel Temer, mas ele cancelou a viagem). Diante da saia justa, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e até o conservador ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho devem alegar problemas de agenda e não comparecer ao evento.

Transparência

O juiz Sérgio Moro, que defende que conversas entre governantes devem ser de conhecimento da população, faria bem à transparência se determinasse que todo contato entre os integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato e a mídia – amiga ou independente – fosse gravado e imediatamente divulgado.

Antidemocrático

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu uma nota oficial em que externou sua preocupação com a crise política e econômica no país. Para a entidade, há politização na forma de agir da Polícia Federal na Operação Lava Jato.

A relativização dos direitos fundamentais, como se os fins justificassem os meios, a inaceitável politização do modo de agir da Polícia Federal e a adoção de práticas autoritárias, verdadeiros atos antidemocráticos de força, como a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justificada em nome da ‘ordem pública’, lembram a Lei de Segurança Nacional e aproximam setores do Judiciário das práticas de exceção a serviço de interesses políticos particularistas.”

A ameaça à democracia também está materializada nos intentos de Reforma da Previdência, de sobreposição do acordado sobre o legislado, como desejado pelo novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e pelos cortes orçamentários que comprometem tanto o futuro da universidade pública quanto o de áreas estratégicas para o país, como a Ciência, a Tecnologia e a Cultura”, protesta o Conselho da UFRJ.

Samba do alemão doido

Nota de divulgação da Mercedes-Benz diz que a montadora “dá início à produção de automóveis no Brasil, com uma nova fábrica em Iracemápolis”. Como a empresa alemã já produziu em Juiz de Fora os carros Classe A e C, chega-se à conclusão que a cidade mineira fica, na verdade, na Argentina.

Olhos da cara

A plataforma de pesquisa online PiniOn ouviu 3 mil pessoas sobre os preços na Páscoa. De 73% que afirmou ter comprado produtos de chocolate em 2015, 47% acredita que os produtos estão muito mais caros e 45%, que estão apenas mais caros, em relação ao ano passado.

Imparcialidade

O Jornal Nacional inovou o repertório de desculpas para evitar noticiar o que todos os espectadores queriam ouvir: a lista de beneficiados pela Odebrecht. Além de relegar o fato a segundo plano, William Bonner avisou que não divulgaria nomes, pois eram mais de 200 envolvidos e não haveria tempo para mencionar todos… No dia seguinte, esta quinta, o Bom Dia Brasil retirou das manchetes a lista. Fica fácil ver por que a audiência do noticiário global está definhando.

Rápidas

O crescimento do downstream” é o curso que o Ibef-Rio realiza em abril. Mais informações: (21) 2217-5566 *** Prossegue até domingo a Páscoa Divertida no Carioca Shopping, com diversas atividades gratuitas para crianças, das 14h às 20h *** O Conselho das Cidades (ConCidades) prorrogou o prazo para a convocação das conferências municipais e estaduais, que agora passa a ser até 8 de abril, para Etapa Estadual, e até 6 de maio, para a Municipal. A 6ª CNC ocorrerá de 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília *** O RIOgaleão participará, dia 31, da Conferência Wings of Change 2016, em Santiago (Chile). Trata-se do maior evento do segmento de aviação da América Latina *** Congressistas dos partidos colombianos Liberal, Conservador e La U e outras forças políticas formaram um comitê nacional da campanha Unidos X Ecopetrol, que pretende evitar o esvaziamento da estatal do petróleo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Últimas Notícias

Prazo para Apresentação do 3º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que todas as empresas inscritas interessadas em participar do 3º Ciclo...

Governo aposta na abertura do mercado de gás natural em Rondônia

O governo acredita que a abertura do mercado de gás natural no estado de Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos...

Faturamento da mineira Lett avançou 70% em 2021

A Lett, startup mineira especialista em Trade Marketing Digital, reportou que em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70%...

Relatório lista marcas chinesas como globalmente mais fortes

Várias empresas chinesas figuram entre as marcas mais fortes e de crescimento mais rápido do mundo listadas pelo relatório “Global 500 2022”, da consultoria...

Brasil quer retaliar países em disputas paralisadas na OMC

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio...