O boleto bancário é o meio de pagamento preferido por ¾ da população brasileira para compras a prazo. Estatística da fintech TMB mostra que 76% preferem o boleto como forma de pagamento. Segundo o estudo, é uma alternativa acessível para um grande número de pessoas; possibilita melhor controle financeiro (os consumidores podem escolher quando e como pagar o boleto, conforme disponibilidade financeira) e dá flexibilidade de pagamento, devido a poderem ser pagos em agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos e até mesmo on-line.
Já pesquisa da Mastercard com consumidores de 14 países na América Latina e no Caribe, incluindo o Brasil apontou que, nos últimos anos, o uso de vários métodos de pagamento digital aumentou: 77% dos consumidores latino-americanos utilizaram pagamentos eletrônicos, sendo os cartões de crédito e débito os instrumentos de pagamento mais utilizados tanto de forma online quanto em lojas físicas.
Ainda segundo o estudo, a preferência pelo dinheiro em espécie tem diminuído nos últimos anos, com um terço dos consumidores indicando que essa opção foi deslocada pela digitalização dos pagamentos. Além disso, mais da metade (53%) dos respondentes brasileiros afirmaram sentir-se muito confortáveis usando novas tecnologias, enquanto 42% estão moderadamente dispostos a usar as inovações do mercado, e apenas 5% responderam que ainda não se sentem confortáveis.
Dos entrevistados que revelaram disposição em usar novas tecnologias, 59% afirmaram que a confiança nas medidas de segurança é o principal motivo para o uso, seguido por conveniência (36%) e familiaridade com a prestadora de serviço (31%).
Para compras presenciais, os cartões de crédito são preferência depor 64% dos entrevistados e o débito por 38%. Além disso, o crédito é principal método dos consumidores, com uma taxa de uso de 33% e 69% para compras em lojas físicas e virtuais, respectivamente.
Para compras presenciais, o principal critério de escolha do meio de pagamento é aceitação (42%), seguido por conveniência (36%) e velocidade (35%). A segurança é um critério primordial para 30% dos consumidores. Tais elementos são encontrados também nos pagamentos por aproximação, cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros.
Enquanto para compras online, a prioridade é a segurança (33%), seguido por conveniência (32%) e aceitação (30%). Sendo essas três características apresentadas pelos cartões de crédito e débito online, que por sua vez tem crescido de forma exponencial desde a sua padronização liderada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em 2023.
Cerca de 55% dos brasileiros indicam que a adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pelo ganho em conveniência. A segunda razão, com 49%, deve-se à redução da necessidade de portar dinheiro em espécie e a velocidade da transação aparece em terceiro, com 48%.
Ainda de acordo com o apurado, 79% dos brasileiros indicaram que segurança é muito importante quando realizam um pagamento online, sendo que 49% afirmam que são extremamente cuidadosos com pagamento online e sempre escolhem o pagamento mais seguro disponível. O grau de importância se repete para compras presenciais (75%), com 48% dos consumidores escolhendo pagamentos que já estão familiarizados e 42% também considerando a conveniência na hora da compra.
“Os consumidores do Brasil estão altamente preocupados com a privacidade de seus dados no mundo das transações digitais: 74% afirmaram que privacidade é uma prioridade e sempre escolhem métodos de pagamento que priorizem a proteção dos dados do usuário. A coleta de dados pessoais é uma preocupação de 98% dos entrevistados, e 41% deles não estão dispostos a compartilhar mais informações financeiras para ter experiências personalizadas”, diz a pesquisa.
Os mercados estudados foram Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, México, República Dominicana, Jamaica e Porto Rico. A pesquisa ocorreu entre 1º e 19 de novembro de 2023 e foi realizada com 9.489 adultos com 18 anos ou mais.
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