Bolha

A dívida doméstica nos EUA em 2004 mais que dobrou em relação à renda disponível, alerta o ex-economista-chefe do Deutsche Bank Kurt Richebächer. “A produção de dívidas nos EUA tem crescido absurdamente fora de proporção com a produção de rendimentos”. O principal responsável é o setor imobiliário: “Nos últimos anos, os empréstimos baseados em imóveis pelos bancos comerciais dispararam, respondendo por 63% do total de empréstimos pendentes, contra 41% há dez anos.”

Autocrítica
Embora tenha recuado da retaliação, o presidente do PT, José Genoino, continua devedor do senador Eduardo Suplicy. Por ter sido o único senador do PT a assinar o requerimento de apoio à CPI dos Correios, o parlamentar foi retirado da chapa que Genoino disputará – ou seria disputaria – as eleições diretas no PT. O problema, agora, é de Suplicy. Será que valeu a pena ter aceito o recuo do avalista do empréstimo de Marcos Valério?

Filho sem pai
Oposição tipo tucana e governistas continuam sem responder a questão básica de qualquer filme policial: a quem interessa o crime? Se comprovada a existência do mensalão, que projetos se beneficiaram dos votos dados por convicções tão pouco ideológicas?

Seletivo
Sociólogos que forem estudar o Brasil contemporâneo e recorrerem ao discurso do – ainda – tesoureiro do PT, Delúbio Soares, vão se deparar com uma definição bastante restrita de elite. No seu copioso discurso em Goiás, Delúbio, ao enunciar os autores do suposto golpe da direita contra o governo Lula, não menciona uma vez sequer o sistema financeiro. Em relação à imprensa, Delúbio cita apenas Folha de S.Paulo, Estadão e Veja. Dessa forma, os pesquisadores vão descobrir que, além de não ter integrado a elite contemporânea, as Organizações Globo – maior sistema de comunicação do país – eram um oásis progressista isolado entre seus pares.

China e Brasil: novos laços
Autor latino-americano de Ciências Sociais mais publicado na China, o professor Theotonio dos Santos acaba de voltar de viagem àquele país. Todos os seus livros publicados em chinês estão todos esgotados, alguns rumo à terceira edição. Será editado em mandarim o último livro de Theotonio, Do Terror à Esperança: Auge e Declínio do Neoliberalismo (Editora Letras e Artes). Segundo o professor, os trabalhos encontram um terreno fértil num país que luta com êxito para integrar-se na economia mundial dentro de uma perspectiva de soberania e de uma nova experiência socialista.

Efeito Jefferson
A Federação Nacional das Empresas de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) e o Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro (Secif – RJ) promovem a reunião-almoço na qual será discutido o tema “Novas perspectivas da economia e do processo político”. A palestra será ministrada pelos professores Fernando Abrucio, cientista político, e Porto Gonçalves, mestre em Economia, ambos da FGV. Será nesta terça-feira, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), às 12h30. Informações pelo telefone (21) 3136-1309.

Tarifa zero
O Bradesco concedeu isenção das tarifas bancárias para os funcionários do banco. O acordo foi acertado com os sindicatos de bancários. É uma das primeiras instituições financeiras a não cobrar tarifas dos empregados.

Eunucos
O deputado Luiz Eduardo Greenhalg calcula que há 17 milhões de armas no Brasil e admite que apenas 10% são registradas. Mesmo assim, defende o plebiscito que proíbe a comercialização de armas no país. Falta explicar o que fazer para retirar de circulação as demais 15,3 milhões, ilegais e quase todas nas mãos da bandidagem.

Anarriê
O que mais contribuiu para o fracasso do Arraía do Torto foi a falta de componentes para a quadrilha. Ou será que foi o excesso?

Artigo anteriorNormalidade americana
Próximo artigoTelinha
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.