Bolha

“Os empreendedores construíram mais escritórios em Pequim desde 2006 do que todo o estoque em Manhattan. Há um excesso de oferta de 14 anos”, alerta o editor de Negócios Internacionais do jornal britânico Daily Telegraph, Ambrose Evans-Pritchard.

Ilha de moralidade
A se confirmar a cassação do mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), ele será o terceiro mandatário de um estado nordestino a ser removido do cargo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Piauí e Paraíba foram os outros dois. Paralelamente, nenhum governador do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais-Rio Grande do Sul sofreu qualquer processo por acusação de abuso do poder econômico. Isso significaria que, pelos parâmetros do TSE, os quatro principais estados brasileiros desse mal não padecem.

Rei do tapetão
A confirmação da cassação de Lago, que permitiria a ascensão da senadora Roseana Sarney (DEM-MA) ao Governo do Maranhão, também propiciará outra marca emblemática. Pela segunda vez, num curto espaço de três anos, o senador José Sarney (PMDB-AP) conseguiria mudar, no tapete verde do TSE, uma derrota sofrida nas urnas. A primeira foi a cassação do mandato do senador João Capiberibe (PSB-AP), acusado de comprar dois votos (sic) para garantir a própria eleição.

Rio 40 graus
O experiente Luiz Carlos Austin, do Instituto Nacional de Meteorologia, detonou quem tenta se aproveitar do calor do Rio para culpar o aquecimento global, com uma suposta estatística de que este seria o verão mais quente em 30 anos: “Não sei quem inventou isso. Verão no Rio é sempre quente. O que as pessoas têm é memória curta”.

Arte vip
Sete obras de arte realizadas por deficientes visuais na oficina de cerâmica do Instituto Benjamin Constant (IBC) estarão expostas até 15 de março no Boteco Vip. “Essa será a primeira de muitas, já estou negociando outra para o próximo mês”, disse a sócia Luciana Bonelli. O Projeto IBC-Cerâmica teve início em 2003 com a atuação de ceramistas voluntários; a partir de 2006, recebeu patrocínio da Sociedade Fluminense de Energia. O Boteco Vip fica na R. Conde de Irajá 115, Humaitá, Rio de Janeiro – RJ.

Mapa global
Identificar as propriedades do solo em todos os continentes do planeta, analisando itens como risco de erosão, nível de estoque de carbono orgânico e disponibilidade de nutrientes são as tarefas do Comitê Executivo Internacional para Mapeamento Digital de Solos. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é líder do consórcio na América Latina.
As primeiras regiões beneficiadas serão África e Ásia, onde o problema da fome é mais grave. O projeto, cuja primeira etapa vai durar cinco anos, terá como principal patrocinador a fundação Bill e Melinda Gates Foundation, do ex-presidente da Microsoft. Ao final desse período, será lançado um banco de dados na Internet, acessível a qualquer usuário, afirma a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça, da Embrapa Solos, representante da instituição brasileira neste projeto.

Ooops
Cunhado pode não ser parente, mas vez por outra causa embalhamentos de percepção. Foi o caso desta coluna que, em nota na edição da véspera, trocou as relações de parentesco entre a vereadora do Rio Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa, seu cunhado, “transformado” por esta coluna em marido. Como a vereadora é casada há 20 anos com Jorge Hilário de Gouvêa, irmão de Eduardo, felizmente, a nota da coluna não produziu qualquer tipo de abalo, exceto a confirmação de que a chegada do fim de semana permitirá aos titulares da coluna melhorar seus conhecimentos sobre grau de parentesco.

Corte
Em janeiro de 2009, Itaú e Unibanco somavam 96.397 empregados (68.134 no banco dos Setúbal e 28.263 no que pertenceu à família Moreira Salles – dados do BC). Quantos sobrarão em janeiro de 2010?

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOriente
Próximo artigoSem órbita

Artigos Relacionados

Petrobras também foi ao mercado em Londres

Estatal criou subsidiária na década de 80 para atuar nas Bolsas.

Petroleiras ganham dinheiro no mercado, não com produção

Desde a década de 1980, companhias viraram empresas financeiras.

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Últimas Notícias

África tem potencial inexplorado de exportação de US$ 21,9 bilhões

Área de livre comércio da África pode proporcionar um crescimento econômico inclusivo considerável.

Prédio da Editora Três vai a leilão

Com quase 130 mil m², lance mínimo é de R$ 40 milhões.

Diálogo entre China e Reino Unido fortalece cooperação bilateral

O vice-primeiro ministro chinês Hu Chunhua realizou um diálogo via telefone nesta terça-feira, com o chanceler do tesouro britânico Rishi Sunak, sobre o avanço da cooperação prática bilateral.

TingHua cria experiência de degustação multissensorial de baijiu

A produtora de cachaças chinesas TingHua, localizada na cidade de Yibin na Província de Sichuan no sudoeste da China, lançou recentemente seu produto novo TingHua baijiu (um tipo de cachaça chinesa), que é caracterizada pela sua experiência única de degustação de cinco etapas.

Oportunidades vistas em maior recuperação produtiva após corte de RRR

O corte do coeficiente de reserva exigida (RRR, sigla em inglês) do Banco Central da China com início do 15 de dezembro deve oferecer um melhor apoio à economia e pode estimular oportunidades de investimento a partir de uma maior recuperação da lucratividade dos fabricantes listados, relatou a Xinhua Finance citando a China Merchants Fund Management Co., Ltd. na terça-feira.