A Bolívia reestabeleceu oficialmente as relações diplomáticas com a Venezuela. O presidente da boliviano, Luis Arce, recebeu nesta quarta-feira as credenciais do embaixador venezuelano Alexander Yáñez. As relações entre os países foram rompidas pela então presidente Jeanine Áñez, ex-senadora de extrema direita que assumiu o país após o golpe de Estado que forçou a renúncia de Evo Morales.
Durante a gestão de Áñez, os serviços consulares venezuelanos no país foram ocupados por representantes de Juan Guaidó, deputado venezuelano que se autoproclamou presidente da Venezuela e que foi reconhecido pelo então governo boliviano.
Arce, antes de sua posse, já havia prometido o restabelecimento das relações diplomáticas com a Venezuela como um dos primeiros atos de sua administração.
A cerimônia de credenciamento aconteceu na Casa do Governo com a participação do ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, seu homólogo boliviano, Rogelio Mayta, além de outras autoridades de ambos os governos.
#Com informações da Opera Mundi e Telesur