Foto tirada em 13 de junho de 2019 mostra a vista de fora da Bolsa de Shanghai em Shanghai, leste da China. (Xinhua/Fang Zhe)
Beijing, 21 mar (Xinhua) — A Bolsa de Shanghai (SSE), uma das principais bolsas da China, irá explorar mais formas para apoiar ainda mais o desenvolvimento das empresas relativas à Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), relatou China Securities Journal mencionando a bolsa nesta segunda-feira.
A SSE disse essa informação em uma reunião realizada recentemente para facilitar a construção do Cinturão e Rota, na qual os participantes destacaram que a construção de um sistema de financiamento diversificado para o ICR importava muito não apenas para a construção do Cinturão e Rota, mas também para impulsionar as reformas financeiras e a abertura da China.
O mercado de títulos serve como uma infraestrutura no sistema de financiamento diversificado para a ICR, enquanto várias políticas centradas na construção do Cinturão e Rota promoveram ativamente o desenvolvimento e reformas do mercado financeiro da China.
No entanto, a dificuldade de financiamento continuou sendo um problema comum enfrentado pelas empresas participantes das construções relacionadas ao ICR. Para poder realizar o desenvolvimento sólido das empresas em países e regiões relacionados a ICR, o papel do mercado de capitais é indispensável.
Nos anos recentes, foram divulgados uma série de documentos de orientação e múltiplas políticas fiscais preferenciais, no objetivo de encorajar as empresas a marcharem para o globo e suportar construções relacionadas à ICR.
Em março de 2018, a Bolsa de Shanghai lançou o programa piloto de títulos “Cinturão e Rota” para aumentar o financiamento a empresas em países e regiões relacionados a ICR e orientar mais capital para fluir na construção das infraestruturas relacionadas.
O documento da Bolsa de Shanghai mostra que, os títulos “Cinturão e Rota” incluem títulos governamentais emitidos por agências governamentais de países ou regiões relacionadas à “Cinturão e Rota” na SSE, títulos corporativos emitidos por empresas e instituições financeiras de países “Cinturão e Rota” ou regiões na SSE, como também títulos corporativos emitidos por empresas nacionais e estrangeiras na SSE para arrecadar fundos para a construção de projetos “Cinturão e Rota”.
A SSE realizou a reunião para resumir as práticas e as experiências passadas avançadas de apoio à construção relacionada à ICR por meio dos títulos “Cinturão e Rota”, reunir sugestões e opiniões de empresas relacionadas e pesquisar os problemas enfrentados pelas empresas ao participar da construção relacionada à ICR.
Na reunião da Bolsa de Shanghai, várias empresas participantes expressaram as suas vontades de emitir títulos “Cinturão e Rota”. Fim
Leia também:
Confiança retomada no mercado de capitais da China após comitê